Mas afinal, o que é ser saudável?

Quantas vezes na sua vida você escutou a frase “você precisa melhorar sua saúde”? Eu particularmente ouvi muitas vezes e também falei para mim mesma. Mas se você parar um minuto para pensar, quando falamos em saúde, estamos falando sobre o que? O que significa ser saudável?  

Comer direito? Fazer exercícios? As vezes coisas simples acabam se tornando complexas quando paramos para analisar. Por isso recorri ao nosso velho amigo Aurélio (dicionário de português), para ver qual seria exatamente a definição de saúde: 

Saúde 

substantivo feminino 

Estado do organismo que está em equilíbrio com o ambiente, mantendo as condições necessárias para dar continuidade à vida.  

Estado habitual de equilíbrio mental, físico e psicológico.  

Condição de são, de quem está saudável: boa saúde. Demonstração de força; vigor, robustez.” 

Engraçado que ao ler o significado da palavra saúde, não vemos nada do que estamos acostumados a pensar sobre ser saudável. Eu esperava muito mais encontrar “Coma 8 ovos por dia!”, “Exercício, exercício, exercício!”, “Faça crossfit!”, Biiiirl”. 

Segundo a Constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde pode ser definida como o “estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade”.  

Podemos dizer então que ser saudável inclui ter um bom funcionamento físico, mental e social. Mas o que seria isso? Como poderíamos fazer isso? 

Vamos destrinchar ainda mais essa definição.  

Mas afinal, o que é ser saudável?

O que seria ter um bom funcionamento mental? 

Nossa saúde mental pode ser descrita como ter uma qualidade de vida emocional e cognitiva. É quando temos a capacidade de administrar nossa própria vida e nossas emoções. 

Sabe quando você sente sua mente inquieta e com um turbilhão de pensamentos sem conseguir controla-los? Significa que sua saúde mental não está muito boa por não estar em equilíbrio. 

Quando não conseguimos balancear o interno e o externo da nossa vida, nosso psicológico fica abalado e acabamos nos tornando uma esponja de negatividade. Isso é quando absorvemos demais energias negativas de outras pessoas ou ambientes.  

Mas tem como evitar isso, caso você ainda não tenha visto, no nosso blog tem um texto de Como não absorver energias negativas do seu ambienteonde aprofundamos mais esse assunto. 

Uma saúde mental prejudicada pode estar associada a rápidas mudanças sociais, risco de violência, condições de trabalho estressantes, exclusão social, discriminação de gênero, problemas físicos de saúde, estilo de vida não saudável e violação dos direitos humanos. 

Segundo a OMS, também há fatores psicológicos e de personalidade específicos que tornam as pessoas vulneráveis aos transtornos mentais.  

E precisamos deixar claro que saúde mental é mais do que a ausência desses transtornos, ela é uma parte que integra o significado de ser saudável. Sem ela, não há saúde. 

 

O que ser sociável tem a ver com saúde? 

Saúde social refere-se à saúde de uma pessoa em relação à sua capacidade de interagir com outras pessoas e desenvolver-se em ambientes sociais.  

Isso tem a ver com as amizades, em termos de quão bem a pessoa pode formar e manter amigos e outros tipos de relacionamentos. 

É meio que definir se você é uma pessoa que se isola ou não, se você gosta de estar com outras pessoas e fazer novas amizades. Se isolar potencializa doenças físicas e mentais que podem se agravar ao longo do tempo. 

É por isso que saúde social se inclui no termo “ser saudável”, pois ela está cada vez mais dentro do conceito global de saúde e bem-estar. 

Muitos profissionais de saúde mental e física começaram a reconhecer a importância da interação social na capacidade de uma pessoa para superar a doença. 

É recomendado que todas as pessoas tenham amigos, familiares, ou alguém que faça você se sentir bem. E, caso você queira entender melhor por que é tão importante cultivar amizades, você pode ler o texto Amizade é o melhor remédio aqui no nosso blog. 

Cuidar do corpo também é sinônimo de saúde. 

Muitas pessoas acreditam que para ter uma boa saúde física é preciso ser magro. Porém não.  

Ter uma boa saúde envolve não ter doenças e cuidar do seu corpo no geral, como por exemplo: beber bastante água, tomar sol, se alimentar direito, praticar atividades físicas, cuidar da higiene pessoal e saber repousar seu corpo também. 

No geral, é manter seu metabolismo funcionando. Quando não atendemos essas necessidades, a saúde física enfraquece, fazendo com que sua imunidade fique baixa e te deixando mais vulnerável a doenças. 

Mas isso pode ser evitado de diversas formas, como citamos no nosso texto de Como prevenir seu corpo da imunidade baixa”. 

Pessoas que possuem a saúde física debilitada geralmente possuem maus hábitos, como fumar e cometer excessos com bebidas alcóolicas ou mesmo com gorduras e açúcar, o que prejudica ainda mais sua saúde no geral. 

Agora, conseguimos responder a grande pergunta desse texto: 

 

Mas afinal, o que é ser saudável? 

Ser saudável é você conseguir manter esses três pilares da sua vida em equilíbrio: administrar seu físico, social e mental, juntos. 

Um complementa o outro. Se nossa mente não está saudável, ela é capaz de influenciar nossos relacionamentos que, consecutivamente, tem poder de influência no nosso bem-estar físico. 

Por isso mudar alguns hábitos possui tamanha importância. Inicie uma rotina, exercite seu corpo, sua mente. Exercite sua saúde. 

Conheça novas pessoas, crie novos relacionamentos, hidrate-se e divirta-se mais. Saúde está em cada detalhe da sua vida. Receber um abraço, um elogio, ouvir uma música, conversar com alguém, dançar ou ser convidado para jantar também é significado de saúde. 

Saúde é tudo aquilo que faz você se sentir bem com seu corpo, sua mente e com seus relacionamentos. 

E aí, você se considera uma pessoa saudável? Qual desses pilares ainda falta você equilibrar? 

Assinatura Desinchá

Comente aqui

avatar