Como melhorar a qualidade de vida no trabalho?

Saiba como atitudes simples podem deixar sua rotina no escritório mais leve e agradável e aumentar muito a sua qualidade de vida no trabalho.

Em tempos em que tudo é pra ontem e tem que ser executado com perfeição, principalmente na vida profissional, é fácil parar de dar valor a pequenas coisas do nosso dia a dia, inclusive no trabalho. Sim, tudo na vida tem seu lado bom e ruim, e se você é do tipo que vai pro escritório todos os dias só pelo salário, amiga(o), vou te dar um aviso: mais cedo ou mais tarde você pode pagar um preço muito alto por isso. E digo por experiência própria!

Entenda: pressão e cobrança fazem parte da vida. Nem todo mundo tem a sorte de ter o emprego dos sonhos ou trabalhar num ambiente alegre, descontraído e humanizado. Se esse não é o seu caso e você anda desmotivado com sua rotina de escritório, tente sair do automático e tornar as coisas mais prazerosa, mesmo que sejam pequenas alegrias. Ao longo das minhas experiências profissionais, atuando em áreas e ambientes bem diferentes, aprendi algumas coisas que podem te ajudar a encarar seus dias e torná-los mais leves.

Como melhorar a qualidade de vida no trabalho?

01- Não tenha vergonha de pedir ajuda ou dizer que não domina determinado assunto. Hoje em dia o conceito das empresas vem mudando e é cada vez mais comum trabalhar em equipe. Confie no seu time e no seu taco.

02- Crie bons relacionamentos com seus colegas e superiores. Não é preciso ser o “puxa saco” do escritório, até porque isso não é bem visto pela maioria das pessoas. Só não seja aquela pessoa que vê problema em tudo e põe defeito no resultado dos outros e, sempre que puder, tente ajudar, mesmo que seja pra ouvir o desabafo de alguém.

03- Dê sempre o seu melhor, mas conheça seus limites. Ninguém é obrigado a saber fazer tudo. Não tenha medo de dizer que está sobrecarregado, pois uma hora pode ser que você não de conta das responsabilidades e expectativas que colocam sobre você.

04- Seu dia foi mais puxado que o normal? Faça uma pausa, vá almoçar num lugar diferente, acalme seus pensamentos e não deixe a ansiedade te dominar. Respire fundo!

05- Cuidado com a competitividade! Lembre daquele ensinamento “não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você”. Não veja seu colega como inimigo, mas sim como um adversário. Jogue de forma limpa e ética. Lembre-se: o mundo dá voltas e não sabemos nosso dia de amanhã.

06- A palavra tem poder. Quanto mais mal você fala do seu chefe, dos colegas, do emprego ou seja lá o que for, mais esses pensamentos ficam te remoendo e contaminando. Isso só vai fazer com que você fique cada vez mais revoltado e desmotivado, diminuindo muito a sua qualidade de vida no trabalho.

07- Seu sobrenome não é o nome da sua empresa. É simples, a gente se acostuma a ser conhecido como “o Fulano da empresa Tal”, mas no seu currículo, a primeira coisa que está escrita é seu nome e sobrenome. Então dedique-se pela sua carreira, pelo profissional que você é e quer ser. Se você fizer um trabalho “meia boca”, não só estará boicotando a si mesmo dentro da sua empresa, mas também para o mercado em que atua.

08- Pratique a empatia. Não julgue seus chefes ou colegas. Como já dizia a música “cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”, então antes de condenar alguém ou uma atitude, tente se colocar no lugar do outro.

09- Respeite seu corpo e entenda suas necessidades. Muito provavelmente você é do tipo que tem hora pra entrar no serviço, mas não tem hora pra sair. Então entenda que seu corpo precisa de energia e sua mente de lazer. Tenha uma boa dieta, ajuste seus horários para dormir o quanto seu corpo precisa, tenha válvulas de escape para o estresse – podem ser exercícios físicos, relaxar assistindo TV ou encontrando amigos para dar risada.

10- Aprenda a desligar. Trabalhar demais pode ser sinal de que algo está errado. Não leve para casa preocupações e assuntos de trabalho. Deixe o celular de lado quando estiver nos seus momentos de folga. Um workaholic acaba perdendo momentos importantes e especiais com família e amigos, prejudicando relacionamentos com quem mais ama.

Se você se vê em alguma dessas situações, pare e reflita sobre o que realmente é importante na sua vida, e em quais aspectos você pode contribuir para melhorar a sua qualidade de vida no trabalho. Se há alguma coisa errada, tente consertá-la. Nem tudo depende da gente, mas somos nós quem decidimos como encarar cada situação.

Assinatura Desinchá

Comente aqui

avatar