Loja Oscar Freire

Loja Rappi

Lojas parceiras

Desinblog

Desinchef

E-books

Cursos

Quem somos

Trabalhe Conosco

Nunca foi tão importante focar em bons hábitos

Hábitos são comportamento que a gente faz sem nem pensar, de forma automática, e são o que nos traz a sensação de rotina. Em momentos em que algo distorce nossa “vida normal” (como aloooô, esse período de isolamento social que estamos vivendo), eles são como oxigênio! Isso porque nos permitem manter um certo nível de normalidade essencial pra nossa saúde mental. E quando você já construiu bons hábitos, então… Isso é extremamente poderoso.

bons hábitos

POR ISSO É MUITO IMPORTANTE, AGORA MAIS DO QUE NUNCA: 

  • Continuar se exercitando 
  • Continuar lendo, estudando e aprendendo 
  • Continuar com uma alimentação saudável (sem se entupir de comida processada, por favooor) 
  • Manter a socialização com sua família e amigos (só que por telefone ou vídeo, certo? Isolamento social quer dizer manter a distância física das outras pessoas, mas não cortar contato!) 
  • Manter uma prática regular de sono 
  • Manter uma prática de meditação e respira fundo quantas vezes você puder 
  • Continuar cuidando de você desde o nível mais básico (tomar banho, escovar os dentes, pentear o cabelo, fazer sua rotina de skincare…) 
  • Tomar seu Desinchá todos os dias, claro!

EU SEI que nem sempre é fácil. Depois de ficar de quarentena em casa, eu demorei UMA SEMANA pra voltar a uma rotina regular de exercícios físicos. Uma. Semana. É fácil se acomodar no novo ambiente, e às vezes hábitos que você construiu com tanto cuidado podem desmoronar. 

Mas vencida a barreira inicial, isso vai ficando cada vez mais automático. Cada vez mais parte do seu dia. Cada vez mais algo que você faz sem esforço. 

Nunca foi tão importante reforçar bons hábitos saudáveis, e é exatamente isso que quero te incentivar a fazer aqui. 

Melhor ainda: você pode usar esse tempo pra adicionar novos hábitos que têm o poder de te manter saudável tanto no corpo quanto na mente.  

 

BONS HÁBITOS FORTALECEM SEU SISTEMA IMUNE

Pois é… O New York Times publicou um artigo (baseado em pesquisas) sobre práticas que ajudam a fortalecer o seu sistema imunológico. Curioso sobre quais são elas? Muito parecidos com os hábitos saudáveis que já citamos aqui: sono de qualidade, práticas que nos acalmam e ajudam a desestressar (como a meditação), nutrição adequada, exercícios físicos, evitar o consumo de álcool e substâncias tóxicas (como o cigarro), manter-se hidratado, e tomar um solzinho todo dia (para regular a produção de vitamina D). 

Ou seja: apenas bons hábitos! E tudo bem… A gente não precisa de um artigo pra nos dizer isso, mas é sempre bom reafirmar: nossos hábitos podem nos ajudar (ou nos atrapalhar) nesse momento de disrupção da rotina e isolamento social.  

 

QUER ADOTAR UM NOVO HÁBITO NESSE MOMENTO? 

Outra coisa bem bacana é você cuidar dos seus níveis de vitamina C. Apesar de mais estudos ainda serem necessários até chegarmos numa conclusão efetiva, 1 a 6g de vitamina C fez com que 471 pacientes em estado grave reduzissem a necessidade de aparelhos respiratórios em 25%, segundo essa fonte

A vitamina C também diminuiu o tempo em que os pacientes precisariam ficar internados na UTI. 

Então se quiser (e nós recomendamos isso!) adotar um novo hábito no isolamento social, que tal esse? Consumir pelo menos 1g de vitamina C todos os dias. 

Tá, me convenceu… Mas o que isso significa em termos de comida? 

Vamos lá… 

Isso significa, aproximadamente: 

50g de camu-camu (2.606mg de vitamina C a cada 100g) 

75g de acerola (1506mg de vitamina C a cada 100g) 

Outros alimentos ricos em vitamina C, você confere nesse texto aqui. 

 

ALÉM DO ISOLAMENTO SOCIAL: POR QUE CONSTRUIR BONS HÁBITOS? 

Nosso ponto é que os resultados da sua vida (inclusive suas chances de ficar doente ou não) são determinados pelos seus hábitos. Esses são seus padrões de pensamento, de ação, e de emoção.  

No fim do dia, seus hábitos definem quem você é. 

James Clear, autor de Atomic Habits, chega a dizer que uma verdadeira mudança de comportamento implica numa mudança de identidade. Não é tão comum pensar assim, porque no geral a gente determina objetivos quando na verdade a gente deveria se tornar o tipo de pessoa que atinge esses objetivos. 

O que isso quer dizer? 

Ao invés de correr uma maratona, precisamos focar em nos tornar corredores. 

Ao invés de perder 10kg, precisamos nos tornar pessoas que cuidam da alimentação. 

Nem sempre dá pra ter noção de como pequenas mudanças podem trazer um impacto gigante no nosso dia, que dirá mudar a pessoa que nós somos… Mas essas mudanças se somam, se potencializam, e SIM! São capazes de causar uma transformação enorme. 

Cada ação que você toma é um voto pra você se tornar um determinado tipo de pessoa. 

Isso vale tanto pros bons hábitos quanto pros maus hábitos. 

Por exemplo: cada cigarro que você fuma reforça a identidade de que “sou fumante”.  

Tudo o que você faz hoje ajuda a determinar quem você vai ser amanhã. 

Em tempos de isolamento social, quando nossa rotina parece meio sem rotina, resta a pergunta: quem você vai ser quando tudo isso passar? 

Desinchá sabores

Comente aqui

avatar