Loja Oscar Freire

Loja Shopping Iguatemi

Lojas parceiras

Desinblog

Desinchef

E-books

Cursos

Quem somos

Trabalhe Conosco

0800 580 3055

O que a melatonina faz pelo seu sono

A melatonina é o seu sono e ela precisa de atenção. O sono é o período em que o nosso corpo fixa memórias e aprendizados, repõe as energias, hormônios e tudo que você gastou durante o seu dia. Quer dizer que seu cérebro desliga um pouco? Muito pelo contrário. A máquina continua trabalhando.  

Para entender a melatonina e o que acontece durante o seu sono, precisamos falar sobre como você funciona.  

O que a melatonina faz pelo seu sono

RITMO CIRCADIANO 

Ou ciclo circadiano é o famigerado relógio biológico. É como o seu corpo percebe o ritmo de 24 horas do dia. Se a gente vivesse sem luz elétrica e na natureza, iríamos acordar com o nascer do sol e dormir assim que escurecesse, o que seria muito saudável.  

No ritmo circadiano, a temperatura corporal aumenta à medida que a manhã se aproxima, atinge um pico, diminui um pouco no início da tarde (soninho pós-almoço) e começa a cair de novo antes de irmos dormir.  

Tudo isso só é regulado graças à luz! Ela que ajusta o relógio biológico porque ativa proteínas sensíveis à luz. Essas proteínas mandam sinais para o núcleo supraquiasmático no cérebro cujo um dos trabalhos é fazer a glândula pineal aumentar ou diminuir a produção de melatonina, o hormônio indutor do sono.  Como assim? 

Noite = ausência de luz = aumento da produção de melatonina 

Dia = muita luz = diminuição da produção de melatonina 

Com a energia elétrica, tudo isso foi bagunçado porque agora temos luz à noite!  A gente começou a dormir muito mais tarde e pior: trabalhar depois do sol se pôr. Com notebook na cara, nosso ritmo circadiano fica completamente perdido e a nossa qualidade de sono cai bruscamente.  

 

OS 5 ESTÁGIOS DO SONO 

A cada 90 minutos de sono, vivemos um ciclo de 5 estágios. E de novo: não, o cérebro não para um minuto.  

Estágio 01 

Estamos relaxados e podemos viver experiências sensoriais sem ter estímulos sensoriais. É quando temos sensação de queda (quem nunca?) ou de flutuação. Acordamos facilmente neste estágio.  

Estágio 02 

Depois de uns 20 minutos, temos um relaxamento mais profundo. Apesar de acordarmos facilmente aqui também, estamos claramente adormecidos, mas o nosso cérebro está trabalhando mais do que no estágio 01.   

Estágio 03 

Este estágio é transitório para o sono profundo. É quando o cérebro emite ondas delta que duram cerca de 30 minutos.  

Estágio 04 

Sono profundo. Pronto. Diminuição do batimento cardíaco e pressão arterial… Aqui, é muito difícil acordar. 

Sono REM 

É o sono restaurador! Depois de uma hora que você foi dormir, em vez de você se manter no sono profundo, volta ao estágio 3 e 2 (em que passa metade da noite) e entra em sono REM. Durante 10 minutos, suas ondas cerebrais tornam-se muito velozes, sua frequência cardíaca se eleva e sua respiração fica rápida e irregular. Seus olhos disparam de um lado para o outro por baixo das pálpebras e suas genitais ficam excitadas.  Homens têm ereção e mulheres lubrificação vaginal e inchaço clitoridiano, independentemente do sonho ter conteúdo sexual. A ereção matinal dos homens vem justamente deste último período de REM da noite. 

E depois? 

E começa tudo outra vez. À medida que a noite passa, o sono profundo do estágio 4 vai ficando mais breve e os períodos de REM e estágio 2 ficam mais longos.  

O que você precisa entender agora é como a qualidade do seu sono pode transformar o seu comportamento.   
 

OS EFEITOS DA PRIVAÇÃO DE SONO 

Todo mundo deve dormir 8h por noite? Não. Tem gente que se renova com 6h de sono por noite, outras pessoas com 9h. Padrões de sono podem ter influência genética e cultural, não há uma regra além de: dormir bem. Quando dormimos mal, diversos mecanismos do nosso corpo apresentam mal funcionamento.  Veja alguns sintomas: 

  • Dificuldade de aprendizagem, diminuição de produtividade e da criatividade, tendência a cometer erros, irritabilidade, dificuldade de comunicação e fadiga. 
  • Pode engordar. A privação de sono aumenta a quantidade do hormônio grelina que estimula a fome e diminui a leptina, que suprime a fome.  
  • Aumenta também o cortisol, o hormônio do estresse, que estimula o corpo a fabricar gordura.  
  • Suprime as células imunológicas que combatem infecções virais e o câncer. É por isso que quando estamos com alguma infecção, dormimos mais. 
  • Altera também o funcionamento metabólico e hormonal que minimiza o envelhecimento e pode gerar hipertensão e prejuízo de memória. 
     

VOCÊ ESTÁ DORMINDO BEM? 

Responda às afirmações do psicólogo James Maas com Verdadeiro ou Falso:  

  • Preciso de um despertador para acordar na hora certa  
  • É uma luta sair da cama de manhã 
  • Durante a semana ligo várias vezes a função soneca para dormir mais 
  • Sinto-me cansada, irritável e estressada durante a semana 
  • Tenho problemas para me concentrar e me lembrar das coisas 
  • Sinto-me lenta nos pensamentos críticos, na resolução de problemas e na criatividade 
  • Frequentemente adormeço assistindo à TV 
  • Frequentemente adormeço em reuniões ou palestras entediantes ou em lugares aconchegantes 
  • Frequentemente adormeço após refeições pesadas ou após uma pequena dose de álcool 
  • Frequentemente adormeço enquanto relaxo após o jantar 
  • Frequentemente adormeço cinco minutos após ir para a cama 
  • Frequentemente sinto-me sonolenta enquanto dirijo 
  • Frequentemente durmo horas a mais nos fins de semana 
  • Frequentemente preciso de um cochilo para enfrentar o dia 
  • Tenho círculos escuros ao redor dos olhos.  
     

Se 3 ou mais frases são verdadeiras para você, você não está dormindo o suficiente.   É para  tomar melatonina? Não! 

A melatonina pode ser fabricada sinteticamente e é indicada apenas a pessoas que têm distúrbios do sono por não ter os mesmos efeitos colaterais que remédios mais fortes. No Brasil, a comercialização é proibida e só pode ser encontrada em farmácias de manipulação.  

Mas agora que você entende como ela funciona, pode estimular a sua produção dormindo longe da TV e do celular e na hora certa. O processo natural e mudança de hábitos são sempre o caminho mais saudável.  

 

Desinchá Noite

 

Fontes: 

O uso da melatonina como indutor do sono  

Psicologia | David G Meyers

 

Comente aqui

avatar