Loja Oscar Freire

Loja Rappi

Lojas parceiras

Desinblog

Desinchef

E-books

Cursos

Quem somos

Trabalhe Conosco

Janela de oportunidade: o que é e como aproveitar

Todo mundo já sabe: se você quer alcançar seus maiores objetivos com os treinos, não adianta apenas frequentar a academia. O que você faz antes e após os treinos também é fundamental. Aí que entra a janela de oportunidade!

O período de recuperação pós-treino, por exemplo, é importante para conseguirmos todos os benefícios que os exercícios podem proporcionar. Só pra reforçar mais um pouquinho: se você não fizer um pós-treino adequado, vai perder muito do próprio treino.  

Logo após o fim dos exercícios, nosso organismo oferece uma condição especial para potencializar os efeitos do treino. Esse momento mágico é chamado de “janela de oportunidade”.  

janela de oportunidade

 

COMO CONSTRUIR A JANELA DE OPORTUNIDADE?  

Enquanto estamos realizando nossos tão suados exercícios, acontece uma alteração no fluxo sanguíneo. Nesse momento, o sistema digestivo deixa de ser prioridade para a circulação, que se concentra em abastecer os músculos. Enquanto os vasos sanguíneos do sistema digestivo sofrem uma diminuição de fluxo (vasoconstrição), os dos músculos têm um aumento (vasodilatação).  

Essa prioridade que o fluxo de sangue assume com os músculos limita demais a possibilidade do corpo de digerir e absorver nutrientes durante o exercício. Mas assim que ele termina, imediatamente o sistema digestivo começa a receber um fluxo sanguíneo maior, favorecendo a digestão e a absorção de nutrientes. 

Nisso, as células musculares (principalmente dos músculos mais exigidos no treino) estão muito mais abertas a receberem esses nutrientes. 

 

DEIXE OS NUTRIENTES ENTRAREM 

A teoria diz que é preciso fazer uma refeição composta por proteínas em um tempo que varia de 45 minutos a 1 hora após o exercício, para melhorar a síntese muscular. Ao consumir, além das proteínas, carboidratos complexos, estaremos proporcionando aos músculos melhor condição de recuperação dos exercícios. Aí você vai entender se deu certo ou não no dia seguinte. Sabe, né?  

Então fique ligado! E bons treinos. 😉 

evolution coffee sachê termo coffee

Comente aqui

avatar