Loja Oscar Freire

Loja Rappi

Lojas parceiras

Desinblog

Desinchef

E-books

Cursos

Quem somos

Trabalhe Conosco

O que são antioxidantes e o que eles podem fazer pelo seu corpo

Antioxidantes são aquelas substâncias presentes em alguns alimentos capazes de inibir ou atrasar a oxidação no corpo, protegendo células sadias contra a ação dos radicais livres. Falamos um pouco mais sobre isso nesse post aqui.
 
“Tá, muito interessante… Mas o que elas podem fazer pela minha saúde?” 

Se você estiver se fazendo essa pergunta, continue a ler que o texto de hoje foi escrito pra você. 

antioxidantes


Antioxidantes combatem os radicais livres 

Nós explicamos melhor a atuação dos radicais livres em nosso corpo em outra oportunidade. Mas, de forma simples, o excesso desses radicais ataca células saudáveis, como DNA, lipídios e proteínas.  

O resultado não é nada bom: desenvolvimento de doenças crônicas e degenerativas. Isso significa alguns tipos de câncer, diabetes, Alzheimer, Parkinson, hipertensão, obesidade… 

Além de outros hábitos saudáveis, o consumo de alimentos antioxidantes ajuda a combater os radicais livres. Vitamina E, beta-caroteno, licopeno, vitamina C, zinco e selênio são grandes aliados. Falaremos melhor deles adiante.

Eles também deixam sua pele saudável 

Se a fórmula da juventude existisse, os antioxidantes certamente estariam nela. Eles ajudam a retardar o envelhecimento. E isso ocorre porque impedem a ação dos radicais livres e, consequentemente, a oxidação das células. 

Quando falamos sobre a relação entre alimentação e saúde da pele, pode saber que os alimentos antioxidantes marcam presença. A nutricionista Ana Paula Montemor explica que a alimentação equilibrada é ótima para pele, unhas e cabelos, devido à oferta de nutrientes. 

E ela destaca que os alimentos antioxidantes têm papel fundamental nisso, podendo inclusive contribuir para a perda de peso do paciente.  

Fazendo o recorte da pele, esses radicais são provenientes de fatores externos, como agressores ambientais (poluição e radiação solar). E, como apontamos, o excesso de radicais livres danifica as células saudáveis, causando envelhecimento prematuro, rugas, manchas e linhas finas.

Veja algumas ótimas fontes de antioxidantes 

Os alimentos antioxidantes são ricos em sais minerais e vitaminas diversas. E existe uma infinidade deles. 

Frutas, legumes (caules e raízes) e verduras 

  • Frutas cítricas: laranja, limão, acerola (e até caju) são frutas ricas em vitamina C, um dos antioxidantes mais famosos, e contribuem para microcirculação (bioflavonoides); 
  • Cacau: um chocolate amargo consumido moderadamente (2 quadradinhos, pratique o auto-controle) traz boa quantidade de flavonoides (antioxidante), que também são benéficos para cérebro, vasos sanguíneos e pele; 
  • Tomate: fonte de licopeno, é melhor consumido em extrato ou molho (a substância aparece mais se aquecer e é melhor absorvida com azeite); 
  • Crucíferos: alimentos que carregam sulforafano, como repolho, brócolis, couve, couve-de-bruxelas e couve-flor; 
  • Frutas vermelhas: esses potentes alimentos antioxidantes fortalecem vasos linfáticos e sanguíneos, melhorando a circulação; 
  • Semente de abóbora e melão: dois alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios (deixa o pH do sangue mais alcalino); 
  • Cebola roxa: rica em glutationa, cisteína, antocianinas e quercetina (anti-inflamatórios e desintoxicantes); 
  • Abacaxi e mamão: aliados da digestão de proteínas (enzimas proteolíticas), têm propriedades antiedema; 
  • Alho: a alicina (antioxidante) presente no alho estimula o sistema imunológico se consumido cru; 
  • Pepino: além de diurético natural e anti-inflamatório, possui sais minerais e vitaminas A e C; 
  • Guaraná: fonte de catequinas (reduzem o estresse oxidativo no organismo). 

Bebidas 

  • Chás: chá de cavalinha (diurético natural), chá de dente-de-leão (combate toxinas), centelha asiática (colabora para a circulação sanguínea) e chá verde (rico em polifenóis, compostos que combate radicais livres) podem estar em sua dieta de alimentos antioxidantes; 
  • Suco de uva integral, vinho tinto e açaí: ricas em flavonoides (resveratrol e protoantocianidina), essas bebidas são ótimos antioxidantes.  

Outros alimentos 

Oleaginosas, sementes, cereais e outros alimentos antioxidantes são fundamentais para sua dieta. Podemos citar o óleo de gergelim (rico em vitamina E), a linhaça (regulação hormonal, anti-inflamatória, possui fibras e ômega 3) e aveia (impede a absorção da gordura e melhora a circulação do sangue) como bons representantes. 

Azeite de oliva, açafrão ou cúrcuma, sálvia, feijão e castanha do Pará são excelentes pedidas também, assim como os peixes (salmão, atum, cavalinha e sardinha são ricos em ômega 3).  

 

Com tantas opções de alimentos antioxidantes, não vale falar que você não incluiu nenhum em sua dieta porque não gosta, hein? 

E se você quiser consumir um shot matinal com dois antioxidantes poderosos (zinco e vitamina C) num único gole, você tem que conhecer o Desinshot

desinshot banner

Comente aqui

avatar