Organismo intoxicado: o que eu fiz para merecer isso?

Entenda a causa do organismo intoxicado e como isso é simples resolver.

Hoje em dia muitos sucos, produtos e dietas focam na desintoxicação do corpo. E não é preciso ir em lojas de produtos naturais para encontra-los: aposto que numa padaria ou lanchonete perto de você tem um cardápio de sucos detox com as combinações mais inusitadas e nada apetitosas. Mas será que tudo o que faz bem é ruim ou é caro?

Antes de tudo, é necessário entender como as toxinas entram no nosso corpo e para onde elas vão. Sim, nosso organismo é complexo e cada parte dele tem uma função vital e específica para equilibrar o bom funcionamento de toda essa engrenagem.

Um dos principais órgãos que atua diretamente nesse processo é o fígado. Apesar de ser um órgão, ele se comporta como uma glândula, a maior que temos, e faz uma espécie de “controle de qualidade”, separando, metabolizando e armazenando os nutrientes antes de serem absorvidos ou não. Outra função extremamente importante do fígado é a de filtrar o sangue e enviar as toxinas para serem eliminadas.

Organismo intoxicado: o que eu fiz para merecer isso?

Aí você pode estar se perguntando: “se meu corpo já tem o fígado pra eliminar toxinas, por que eu estou com o organismo intoxicado e preciso de alimentos detox?”. A resposta é simples: a grande maioria de nós não tem hábitos e dieta saudáveis. Fica difícil resistir àquela coxinha da padaria, o happy hour com cerveja gelada ou aquele pacote de batatas fritas industrializadas enquanto assiste um filminho. E tudo o que não é natural (não só os industrializados, mas frutas, verduras e legumes com agrotóxicos, carnes cheias de hormônios, etc) acabam comprometendo o funcionamento adequado que possuímos para eliminar aquilo que nos faz mal ou não é necessário. Mas mesmo quem tem uma alimentação saudável pode estar com o organismo intoxicado. Atualmente existem exames detalhados (e caros) que são capazes de identificar tudo o que está em excesso no seu corpo, fazendo que com que você fique inchado ou ganhe peso sem explicação.

Mas fique calmo, é possível resolver tudo isso e se desintoxicar. Primeira coisa: vá ao médico! Mesmo alimentos saudáveis podem fazer ou não o efeito esperado. Isso porque cada organismo reage de uma forma diferente. Faça seus exames e converse com um nutricionista. Agora, se você é do tipo que só se alimenta de fast-food, massas, carnes gordurosas e dispensa uma salada, não é preciso ser vidente para saber o que está errado. Comece tomando bastante água. Esse mineral é capaz de limpar o organismo e o sangue, além de auxiliar na condução de oxigênio e nutrientes para todo o corpo.

Dieta detox

E se você está pensando em ter uma alimentação mais funcional, veja abaixo os alimentos mais recomendados para dietas detox. No geral, eles são ricos em antioxidantes, tem ação anti-inflamatória e baixo (ou nenhum) teor de gordura:

– Salmão: rico em ômega 3, tem ação anti-inflamatória e, por ter pouca gordura, é de fácil digestão.

– Limão: ajuda o fígado a se livrar das toxinas por ser rico em terpeno. Contém vitamina C e auxilia na quebra das moléculas de gordura.

– Chá verde: Tem ação antioxidante, que elimina os radicais livres, e ajuda a metabolizar as toxinas.

– Alho: é outro que tem efeito anti-inflamatório. Ele também melhora as enzimas do fígado, ajudando-o no processo de limpeza.

– Gengibre: Um dos mais recomendados em dietas detox, essa raiz tem ação adstringente que age diretamente no fígado. Outro benefício é sua versatilidade: pode ser consumido como bebida (em chás e sucos) ou como tempero de carnes, saladas e sopas.

Frutas e legumes: todos são ricos em vitaminas e minerais que neutralizam a formação de radicais livres. Os mais comuns nas dietas são couve, repolho, beterraba, brócolis, berinjela, pepino, maçã, laranja, abacaxi, melancia e abacate.

Portanto, meus amigos, não é preciso fazer dietas radicais para manter seu organismo saudável. Lembrem-se: muito é muito, pouco é pouco. O equilíbrio é o melhor remédio para se manter saudável.

 

E se você quer começar uma alimentação detox, o curso 7 dias detox da Desinchá Academy pode te ajudar a se aprofundar mais no assunto.

Seu ambiente é super importante para sua saúde, mas para muitos de nós, as toxinas são quase onipresentes ao nosso redor. Descubra como você pode ajudar seu corpo a se livrar delas e desintoxicar.

Desinchá Academy | 7 dias detox

 

 

Comente aqui

avatar