Os benefícios da música para a nossa saúde

Que o cérebro é órgão mais importante do corpo mais importante do corpo, todo mundo sabe. Mas como é que ele funciona junto com os outros órgãos quando ouvimos música? Tenho certeza que você tem uma playlist para cada momento e situação: academia, balada, almoço em família, romance e até para tomar banho. E assim é desde os primórdios da humanidade, quando os homens utilizavam couro e ossos de animais para fabricar instrumentos musicais. Não à toa a música se tornou uma das formas de expressão mais importantes do mundo. Então vamos conhecer abaixo algumas curiosidades e os benefícios da música no nosso organismo.

A música é formada por letra, melodia e ritmo. Existem as versões á capela (só cantadas) e as instrumentais. Todas elas tem o poder de nos alegrar, chorar, fazer dançar ou dar sono e já de cara dá para entender certos efeitos: de acordo com o ritmo (rápido ou lento) e notas (mais graves ou agudas) e letra de cada canção, os neurotransmissores do cérebro vão trabalhar na mesma “frequência”, liberando um tipo de hormônio para cada música. Mas independente do seu gosto musical, o resultado de ouvir uma boa música é o prazer. Não sei se você lembra, mas a alguns anos atrás, surgiu uma onda de drogas em MP3. Eram harmonias sintetizadas que prometiam causar o mesmo efeito da droga escolhida, então tinha música para os efeitos de maconha, cocaína, ácidos, etc. A moda não pegou, mas havia grande sentido em seu propósito. Diversos estudos comprovaram que a música ativa o mesmo circuito cerebral que o sexo e as drogas, que disparam a liberação de opioides endógenos, como as endorfinas, e neurotransmissores como a dopamina.

Os benefícios da música para a nossa saúde

Para chegar até lá, existe algo fundamental: memória afetiva. Você pode não gostar de pagode, mas durante uma viagem muito divertida com amigos, o CD do Thiaguinho não parava de tocar e, às vezes, você se pega ouvindo “… Tá vendo aquela lua que brilha lá no céu…” porque te traz boas lembranças. E também pode ser o contrário, quando você deixa de gostar de uma música ou artista que adorava porque ela esteve presente num momento ou situação ruim da sua vida. Isso acontece não só com músicas, mas sons num geral. Se você está assistindo um filme de terror e, numa determinada cena, ouve um rangido de porta, já é o suficiente para te dar calafrios.

Muitos dos benefícios da música vêm por ela ser um passatempo, uma distração. Isso ajuda quando você precisa fazer algo mecânico, como malhar, por exemplo. Enquanto você se distrai com aquela playlist que parece que te dá energia, seu cérebro se distrai das dores físicas e fadigas dos músculos, ou também quando temos que esperar no telefone ouvindo aquela musiquinha insuportável, mas que é escolhida a dedo para desviar nossa atenção dos ponteiros do relógio e nos acalmar. Simples e eficaz.

Outro grande exemplo dos benefícios da música e o poder de acalmar. Músicas lentas diminuem o estresse e ajudam na concentração. E até as vaquinhas sentiram esses benefícios. Em 2001, pesquisadores da Universidade de Leicester, no Reino Unido, tocaram diversos estilos musicais para mil vacas, durante 12 horas seguidas, por nove semana. As mimosas que ouviram música lenta e clássica, produziram 730ml de leite a mais do que as que foram expostas a músicas agitadas. Os pesquisadores atribuíram o resultado ao poder calmante das canções.

Cachorro ouvindo músicas

E por último, mas não menos importante, a música cria humanos mais sensíveis. Experimentos atestaram que quem estuda música tem mais facilidade em expressar suas emoções e reconhecer as dos outros. O estudo musical também treina os ouvidos para filtrar ruídos. Num ambiente barulhento, aquele que se dedica a esses estudos, tem mais facilidade em se concentrar na conversa que está participando, deixando os outros sons em segundo plano.

A música é uma linguagem universal, e assim como as cores, é muito importante no mercado publicitário e até nas áreas da saúde. Da próxima vez que ouvir uma canção, perceba o que ela te faz sentir e use essa arte a seu favor.

Assinatura Desinchá

 

Comente aqui

avatar