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Primeiros socorros para sua saúde mental: 5 dicas

Somos uma espécie social, por isso é muito difícil (pelo menos para a maioria das pessoas) passar por um período mais longo de distanciamento físico. Medos e ansiedades podem vir à tona, e é exatamente por isso que é TÃO importante, principalmente nesse momento, cuidar da saúde mental.

Mas fica tranquilo que nós estamos aqui para oferecer um apoio e algumas soluções que podem deixar os seus dias mais leves. Por isso criamos uma lista com 5 dicas, ou melhor, 5 ferramentas pra você incluir no seu kit de primeiros socorros da saúde mental desde já.

Vamos a elas?

saúde mental

1 – Lembre-se que ninguém estava pronto para isso

Parece óbvio, mas a questão aqui é: não se cobre de não saber lidar com o isolamento. Nem todo o mundo sabe trabalhar de casa, nem todo o mundo sabe cozinhar, nem todo o mundo gosta de fazer videoconferência com os amigos. O isolamento está mudando muita coisa e você não tem obrigação de passar por tudo isso numa boa. 

O mais curioso aqui é que aceitar esse fato, por mais contraintuitivo que seja, pode te ajudar a se sentir melhor.

Sinta as mudanças, fale sobre elas, deixe os sentimentos surgirem, dê nome a eles, deixe eles passarem. O isolamento não é fácil e está tudo bem, está todo o mundo no mesmo barco sentindo um turbilhão de coisas, então não exija de você mais do que você pode oferecer. 

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2- Internet pode ser amiga e inimiga: consuma informações com intenção

O assunto do momento é Covid-19, todo o mundo sabe… Todo o mundo só fala sobre isso, aliás! Mas apenas médicos e infectologistas são especialistas. É importante manter-se informada, mas não 24h por dia! Preserve-se. Escolha um meio de comunicação confiável, apoie-se nele e conte com suas redes sociais como aliadas do bem-estar. Filtre tudo.

Quero um feed com diversão, opções de exercício e seus amigos mais próximos. São eles que fazem a diferença. Você sabia que só o fato de você ver um rosto amigo já faz você sentir bem-estar? Culpa da serotonina! Queremos muita serotonina nessa quarentena. Por isso melhor do que consumir notícias 24/7, que tal ligar pra sua família ou conversar com os seus amigos?

Cuidar de você aqui vai ser importante porque você não está no total controle do que vai chegar até você. Portanto, mantenha o foco em ficar bem durante este período, combinado?

Nicole Byer Laughing GIF by NailedIt - Find & Share on GIPHY

 

3- Rotina é fundamental

Lembra quando a gente podia sair de casa numa boa? Então, essa rotina deve se manter dentro dos cuidados recomendados pela OMS. A hora de acordar, a hora de comer, a hora de trabalhar, a hora de dormir. O nosso cérebro não é muito fã de mudanças e quanto mais a gente forçar, mais ansiedade e estresse vamos ter. 

Você está com vontade de comer tudo o tempo todo? Normal. A nossa casa é o lugar do prazer mesmo. A dica é: quanto mais dentro da rotina você tiver, menor a chance de você ter essa necessidade de prazer momentâneo. Cozinhe alimentos saudáveis e, de vez em quando, arrebente na sobremesa.

Olha uma saladona bonita aqui pra te inspirar:

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4- Pratique exercícios

Exercícios como recomendação de saúde mental, é isso mesmo?? Sim. Inclusive recomendo dar uma olhadinha aqui pra ver todos os benefícios que isso pode te trazer. Além de aliviar a tensão, trazer bem-estar, fazer a gente suar, trazer o sentimento de recompensa e ainda melhorar o metabolismo… Pera, isso não é benefício o suficiente? Pois fique sabendo que são os exercícios que vão mostrar para essa quarentena que ela não vai te parar. 

Manter-se em movimento virou uma questão de sobrevivência pra mim agora que não posso sair de casa. Não sabe por onde começar?

  • Diversos aplicativos estão gratuitos
  • O YouTube tem todo e qualquer tipo de aula que você precisar
  • Há trocentos profissionais de academia fazendo lives no Instagram e até no Twitter!
  • Aqui nesse mesmo blog tem uma série de exercícios pra você fazer em casa (inclusive crossfit!)

Sabemos como é difícil ter motivação, mas os hormônios liberados na atividade física só têm a contribuir com a nossa sanidade durante esse isolamento. Por que não experimentar?

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5 – Faça terapia

Se você já faz, não pare. Mesmo se pensar que não tem ~nada de novo acontecendo~ é muito importante falar sobre os sentimentos aflorados, alterações de humor e o que mais vier à mente. Fazer terapia mantém você conectada com a evolução da sua mente durante esse período, e isso é fundamental para o seu bem-estar. 

Se você não faz terapia, apoie-se nos profissionais do plano de saúde, indicação de amigos e até mesmo no ZenKlub, clube de terapia online. Falar com um profissional é uma excelente válvula de escape, principalmente quando a gente não pode sair de casa.

Até escrever sobre o que tá se passando na sua cabeça ou conversar com alguém muy querido pode ajudar! Essas são formas de “colocar pra fora” sentimentos e ideias ao invés de ficar remoendo isso dentro de você.

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Tem mais alguma dica de saúde mental pra colocar no nosso kit de primeiros socorros? Deixe nos comentários!

Desinchá Noite

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