Quem tem medo de HPV?

De acordo com o crescimento do número de casos de DSTs, a gente pode assumir que a resposta para o título é: ninguém. O Papiloma Vírus Humano, mais conhecido como HPV atinge mais as mulheres que os homens e ninguém parece ligar para isso. Pois aqui vão alguns motivos para prestar atenção neste vírus desgraçado:

Quem tem medo de HPV?

Qualquer pessoa que tenha vida sexual ativa pode ter HPV 

É fácil assim. São mais de 200 tipos de vírus, uns mais “tranquilos” e outros mais graves que podem evoluir para verrugas, lesões no colo do útero e câncer. Muitas pessoas carregam o vírus e não apresentam nenhum dos sintomas ao longo da vida. Use camisinha.  
 

O HPV é um dos principais causadores do câncer no colo do útero 

Que é a quarta maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. É isso mesmo. É por isso que você, mulher, deve fazer o exame do papanicolau anualmente como forma de prevenção. O HPV também pode ocasionar câncer na garganta e ânus. Use camisinha. 
 

O HPV é transmitido por contato com a pele ou mucosa  

Isso quer dizer que não é preciso trocar fluídos, só o contato de pênis com vagina, ou vagina com vagina, ou pênis com ânus, já é o suficiente para transmissão do vírus.   
 

80 a 90% das pessoas já entraram em contato com o vírus em algum momento da vida 

Mas também mais de 90% das pessoas conseguem eliminar o vírus do organismo naturalmente, sem nem apresentar sintomas. Isso não é motivo para transar sem camisinha. Use camisinha. 
 

Homem também pode pegar HPV

E não saber disso faz com que os homens não se tratem. A falsa ideia de imunidade ao vírus é uma das grandes causadoras de contágio. Recentemente, um personagem da novela Malhação descobriu ter HPV e foi logo dizendo “Achei que só mulher pegava HPV”. Pois pega de quem, meu caro jovem heterossexual? Assim como as mulheres, homens podem ser portadores do vírus e nunca apresentar um sintoma e isso não quer dizer imunidade. Quer dizer que homens podem ser transmissores. Use camisinha.   
 

Homem também pode ter câncer por causa do HPV 

Além das verrugas, alguns tipos de HPV nos homens podem evoluir para câncer no pênis, reto e ânus. Use camisinha.  

 

Use camisinha

A feminina é ainda melhor porque diminui contato do pênis com a vagina, em caso de relações heterosexuais, já que as verrugas provenientes de HPV podem não estar no pênis. A camisinha masculina segue sendo uma boa opção. Conheça mais sobre esses métodos contraceptivos no nosso artigo.

  

E a vacina? 

É eficaz em quem ainda não começou a vida sexual. Conhece alguém? Mostre esse artigo e ajude a imunizar uma pessoa! 

 
 

Fontes: 

UN | More than 1 million new curable sexually transmitted infections every day 

Observatório UOL | Personagem da Malhação Descobre ter HPV 

UNIFESP | HPV 

Comente aqui

avatar