Loja Oscar Freire

Loja Rappi

Lojas parceiras

Desinblog

Desinchef

E-books

Cursos

Quem somos

Trabalhe Conosco

Quer aumentar sua produtividade? Descanse!

Em uma conversa de boteco, você vira para sua amiga e pergunta como estão as coisas. Ela responde: “Uma correria!”. Talvez essa seja a resposta padrão de muitas pessoas. A partir daí, começa a conversa sobre trabalho, rendimento alto ou baixo, como aumentar sua produtividade, e por aí vai.

De repente, vocês já estão falando sobre apps de produtividade, de formas de concentrar nas tarefas. A única coisa que sequer é mencionada é o descanso.

aumentar sua produtividade

Sociedade do cansaço x Produtividade do descanso 

Quantas vezes você viu uma pessoa “contando vantagem” sobre ter trabalhado até 2 horas da manhã em diversos dias da semana? Se você mora em uma metrópole, com certeza foram várias.

Infelizmente, existe um culto ao trabalho construído muito bem na sociedade em que vivemos. A pressão pela produtividade já não vem do chefe, mas de nós mesmos. A gente se tornou workaholic, viciada em trabalho. E hoje formamos o que o teórico cultural Byung Chul Han chama de “sociedade do cansaço”.

E o que é isso? Nosso trabalho constante nos leva à exaustão e à doença. Diversão e lazer são vistos como perda de tempo útil.

A “Síndrome de Burnout” se tornou algo comum no cotidiano. Essa exaustão física e mental devido ao trabalho é parte do quadro depressivo. Dados do INSS de 2017 apontam que os episódios depressivos afastaram cerca de 43,3 mil pessoas. A ansiedade e seus transtorno afastaram 28,9 mil trabalhadores.

Vale a pena buscar a produtividade a todo custo? Não. Não vale. É preciso buscar o equilíbrio, que é o ócio criativo.

Ócio criativo 

Equilibrar trabalho e lazer para a mente aproveitar melhor os dois momentos. Essa é a ideia de ócio criativo, criada pelo sociólogo Domenico De Masi. O motivo é básico: o cérebro foca melhor quando descansa, o que aumenta a produtividade e a criatividade. Ou seja, se você está cansado, sequer consegue absorver informações de forma eficiente.

E como ter um ócio criativo? Aproveitando o seu tempo livre do dia para fazer atividades prazerosas para você. Isso inclui passear, cochilar, cozinhar, encontrar os amigos e fazer nada. Tempo livre não deve ser utilizado para trabalhar mais, para “adiantar o trabalho” do dia seguinte.

Mas fica o alerta: cuidado para não tornar esse momento uma obrigação, porque seu cérebro o entenderá como trabalho.

Sabe aquelas empresas descoladas, que têm uma estrutura de descanso e lazer para os funcionários (e que os remuneram bem)? A ideia é exatamente propiciar um momento de ócio para alcançar maior produtividade. Elas sabem a importância do descanso.

Por isso, se você quer aumentar sua produtividade diária, qualquer que seja sua profissão, descanse! E adote hábitos saudáveis.

Produtividade e hábitos saudáveis 

Estudos compilados na Scientific American, citados em uma reportagem da revista Inc., apontam que as horas dedicadas a uma tarefa não fazem aumentar sua produtividade. Na verdade, podem atrapalhar seu trabalho.

A produtividade está diretamente relacionada ao descanso e ao lazer, bem como aos hábitos saudáveis.

Divirta-se! 

Videogame, corrida no parque, encontro com os amigos, ir ao boteco, tocar um instrumento musical. O que você faz para se divertir? A diversão alimenta e protege o cérebro. Ela também estimula a memória, a criatividade e o pensamento estratégico.

Isso significa que, ao se divertir, você pode ter um insight maravilhoso para aquele problema que vem te atormentando há dias no trabalho.

Se você trabalha em empresas com esse olhar e tem a oportunidade de se divertir durante a jornada de trabalho, ótimo. É possível utilizar a Técnica Pomodoro, que diz que a cada 25 minutos de trabalho você tem 5 minutos de pausa/diversão. Você pode só dar uma voltinha, tomar um ar, meditar, mas pode também jogar videogame. A ideia é relaxar.

Ao voltar para as atividades, certamente perceberá um novo olhar sobre suas tarefas.

Tire férias e folgas 

Você sabia que o fim de semana existe por uma razão bem específica, certo? Deixando de lado as razões ligadas às crenças religiosas, foi uma conquista dos trabalhadores na época da Revolução Industrial. É um dia para descansar.

Se você quer ter mais produtividade, obedeça esse dia de descanso semanal. Se puder ter os dois, melhor ainda. Essa folga pode clarear sua visão sobre a atividade profissional e aumentar seu discernimento, já que o cérebro descansa e se diverte.

As férias também são fundamentais pelo mesmo motivo. Mas ao invés de fazer isso uma vez por ano, a recomendação dos estudos é fracioná-las em 3 ou 4 vezes. Os benefícios para o cérebro quando se tira uma única férias prolongada se dissipam rapidamente ao voltar à rotina.

Faça uma pausa gostosa no meio do dia 

Um cochilo de até 30 minutos ou uma prática de meditação por 20 minutos podem trazer benefícios inúmeros para sua produtividade. Pesquisas recentes apontam que as pessoas com esses costumes são mais alertas, eficientes e cometem menos erros do que aquelas que não têm essas práticas.

A meditação consegue diminuir sua frequência cardíaca e cerebral, aquietando a mente. Você se sentirá mais feliz e descansado ao longo do dia. Ela se tornou importante em alguns ambientes de trabalho quando o engenheiro Chade-Meng Tan, do Google nos Estados Unidos, implementou a prática na empresa.

Tan cultivou celebridades ao redor do mundo, incluindo Dalai Lama, com uma ideia simples: a cada 90 minutos, o cérebro requer 10 minutos de intervalo, que podem ser preenchidos com a meditação.

Ele explica: “meditar aciona o córtex pré-frontal, região cerebral que processa a força de vontade. Quanto mais estímulos nessa área, mais capacidade produtiva você vai ter”.

Você pode também ir na linha do que Travis Bradberry, coautor do livro “Emotional Intelligence 2.0”. fala: não trabalhe em blocos de 8 horas, mas sim em blocos de 1 hora, com pausa de 15 minutos.

Os estudos que ele seguiu apontaram que essas pausas reduzem o estresse, aumentam a concentração, a criatividade e a produtividade, e ajuda a tomar decisões mais assertivas.


Alimente-se e durma bem 

Muitos cafezinhos por dia para se manter ligado, Coca-Cola, energético. Muito açúcar e carboidrato. A rotina alimentar de quem passa horas demais no trabalho pode ser um caos, pois esses alimentos “compensam” a falta de descanso.

Mas veja bem: eles jogam você pra cima agora, e daqui a pouco caem de repente, e você ja está com vontade de fazer outro lanchinho. Seu organismo fica lento, seu cérebro acusa o cansaço, e a produtividade cai.

Alimentar-se e dormir bem é fundamental para ter uma rotina produtiva. Cada um de nós tem um ritmo biológico, e é ótimo quando é possível planejar as tarefas mais difíceis para o período em que você rende mais. Mas ele depende do hábito saudável de uma alimentação equilibrada e um sono restaurador.

 

Para aumentar sua produtividade, você precisa abandonar a sociedade do cansaço e investir no ócio criativo. Diversão, meditação, folgas, férias, alimentação equilibrada, bom sono e Desinchá devem guiar sua rotina!

Veja como criar hábitos eficientes para sua produtividade.

Desinchá Noite

Comente aqui

avatar