Loja Oscar Freire

Loja Shopping Iguatemi

Lojas parceiras

Desinblog

Desinchef

E-books

Cursos

Quem somos

Trabalhe Conosco

Retenção de líquido: Como lidar de vez com o inchaço

A gente sabe como dieta e o dia a dia podem trazer um certo estresse e as vezes você respirar fundo e curtir ao máximo as suas realizações. As consequências disso vão ser as melhores fotos, muita felicidade, novos sabores e talvez um pouquinho de inchaço. É bem comum a balança aumentar de 1 a 3 kg provenientes da retenção de líquido e tudo bem, faz parte.

A retenção de líquido é mais comum entre as mulheres por causa das alterações hormonais, mas homens também experienciam o inchaço. Isso porque as suas principais causas são a má circulação do sangue e excesso de sódio na alimentação.

Retenção de líquido: Como lidar de vez com o inchaço

Sódio é do mal 

Em excesso, é um grande causador de inchaço! Quando ele é absorvido pelas nossas células, ele traz água consigo, provocando a tal retenção de líquido. Sem contar com as complicações mais graves que o excesso de sódio pode trazer, como problemas cardiovasculares. 

 

Sódio é do bem 

Não podemos deixar de dizer que o sódio é um dos agentes mais importantes da realização das nossas funções vitais. Sem ele, nossas células não absorvem água e nossos neurônios não conseguem se comunicar, ou seja, ele é de extrema importância para o nosso organismo! O ideal é sempre manter o equilíbrio na nossa alimentação.  

 

Alimentos que aumentam retenção de líquido e o inchaço

Observe seu corpo! A sensação de inchaço nunca é só uma sensação, é um reflexo da nossa alimentação. Segue a listinha pra ficar de olho e, se puder evitar =)  

  • Alimentos ricos em sal 
  • Produtos industrializados (o sódio é um excelente conservante) 
  • Embutidos como salsicha, peito de peru, salame, etc.. 
  • Álcool (fique de olho na cerveja, é a que mais retém) 
  • Caldo de galinha, carne e temperos industrializados  
  • Macarrão instantâneo (!!)   
  • Pães, massas e farinha branca em geral 
  • Sucos em pó e sucos artificiais em geral 
  • Shoyu 
  • Refrigerantes (diets ou não) 

  

Alimentos que diminuem retenção de líquido e o inchaço

Antioxidantes, diuréticos e potássio! É isso que a gente quer para colocar esse excesso de líquido para fora.  

  • Frutas em geral 
  • Verduras em geral 
  • Batata 
  • Feijões (não vale os de caixinha ricos em sódio) 
  • Abóbora 
  • Abacate 
  • Banana 
  • Mamão 
  • Damascos Secos 
  • Outros alimentos ricos em potássio 

 

Meta para diminuir a retenção de líquido: Xixi transparente 

Beber água acelera o funcionamento dos rins e fazer xixi desincha, por isso é legal beber entre 2 e 3 litros de água por dia.  A meta aqui é ter o xixi sempre transparente, portanto a garrafinha é sua melhor aliada. Alimentos termogênicos e diuréticos também ajudam nessa missão, como chá verde, boldo, hibisco, canela, gengibre, café e Desinchá =) 

 

Desinchá

 

Corra do inchaço 

A atividade física com equilíbrio só tem benefícios para nossa saúde. Ela aumenta a frequência cardíaca e, por consequência, melhora o fluxo sanguíneo, eliminando toxinas por meio do xixi.  

Além disso, nos exercícios aeróbios, parte do líquido acumulado é usado para produzir suor e resfriar o corpo, saindo pelos nossos poros. Já na musculação, a contração e relaxamento dos músculos estimulam as veias a levarem o sangue de volta para o coração.  

Curtiu? Aqui vão algumas dicas de atividade que você pode fazer para suar o seu inchaço: 

  • Dança 
  • Corrida 
  • Subir escadas 
  • Pular corda 
  • Bike 
  • Polichinelo 
  • Musculação 
  • Yoga 
  • Funcional 
  • E muito mais! 

 

Seu corpo é o seu templo 

Ele vai refletir a sua mente, seu ambiente e sua alimentação. Tudo bem inchar em uma semana e desinchar na outra, é natural =) Não se pressione muito e se dê um desconto.  

Pode contar com a gente!   

 

Por Laíza Negrão

 

Fontes: 

Glamour | Retenção de Líquido
Delas | Treino
Drauzio Varella | Retenção de líquido 

 

 

Comente aqui

avatar