Loja Oscar Freire

Loja Rappi

Lojas parceiras

Desinblog

Desinchef

E-books

Cursos

Quem somos

Trabalhe Conosco

Rituais naturais para sua rotina de beleza

Uma rotina de beleza natural muitas vezes é o resultado de uma série de cuidados que vão muito além do que a maioria das pessoas imagina. Creminhos são ótimos, sim, mas o ideal é cuidar de você de dentro pra fora também.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre isso. Inclusive convidamos a Dra. Jackeline Alecrim, pesquisadora especialista em Cosmetologia Avançada e Produtos Naturais, para dar dicas valiosas sobre o assunto. Vamos a elas?

pele linda

 

A importância da hidratação pra pele de dentro pra fora:  

Ingerir diariamente a quantidade de água recomendada, além de chás e outros líquidos saudáveis, favorece a chegada de sangue e nutrientes na pele. O resultado? Isso melhora significativamente sua tonicidade, elasticidade, e lhe dá aquele aspecto incrível de beleza natural.

Além disso, a boa hidratação atrasa o surgimento de linhas de expressão, rugas, estrias e celulite. Achou pouco? Ainda tem mais! Uma pele hidratada responde de maneira muito melhor a qualquer outro cuidado.  

Além de favorecer a hidratação, os chás favorecem a eliminação de toxinas que sobrecarregam e comprometem a aparência da pele. (Vai um Desinchá aí?) 


Alimentação e acne

Você sabia que suas escolhas alimentares podem impactar na saúde e na beleza da sua pele? Inclusive na ocorrência de acne, que pode ser favorecida quando existe um alto consumo de alimentos ricos em açúcares. A presença de determinados corantes alimentícios também pode favorecer a ocorrência de dermatites.   


Dormir bem

Dormir bem também é um autocuidado que se reflete na sua pele! Equilíbrio bioquímico, reparação celular, liberação de hormônios benéficos pra pele… Todas essas são respostas fisiológicas que só ocorrem corretamente quando nosso sono está em dia.

 

Bem estar reflete na pele

Cultive o amor, os bons pensamentos, isso favorece a liberação de substâncias como a ocitocina, que aumenta a irrigação sanguínea da pele, fazendo com que ela fique radiante.  

 

Receitinha da Cientista  

Chá energizante para a beleza natural da pele

– Prepare uma unidade de Desinchá Dia, seguindo as recomendações do rótulo.

– Acrescente até uma colher de chá de óleo de coco extravirgem puro.

– Misture tudo e aplique a receitinha morna na pele do rosto e no corpo com movimentos circulares leves.   

 

Saiba as funções de cada componente

Óleo de coco extravirgem: Apresenta alta bioafinidade com a pele. Além de nutrir profundamente, prolonga a hidratação e auxilia na manutenção das barreiras protetoras da pele. 

Chá verde: Possui flavonoides e polifenóis, que são poderosos antioxidantes. Prevene o envelhecimento precoce, confere firmeza e suaviza irritações.  

Carqueja e sálvia:  São cicatrizante e reduzem a oleosidade excessiva da pele. 

Mate e o guaraná: São antioxidantes e energizantes, melhorando a microcirculação local e a chegada de nutrientes na pele. 

Gengibre: Apresenta ação purificante, evitando poros obstruídos e trazendo frescor para a pele. 

Alecrim: Tem ação tonificante e é rico em minerais. Por também ter ação diurética, melhora bolsas e aquele aspecto de rostinho inchado.  

 

Guia da beleza natural no inverno 

Óleo de Coco Copra: do cabelo aos pés   

Durante o inverno, com a baixa umidade do ar, nosso corpo transpira menos. Logo: nossa pele resseca com mais facilidade. Nesta época do ano é comum tomarmos banhos mais quentes, o que provoca a remoção da oleosidade natural e a diminuição do manto lipídico que retém a umidade da pele.  

O clima frio e seco pode deixar nossa pele com aquele aspecto opaco e esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas. Para evitar esses sintomas, é importante fazer hidratações mais profundas, de preferência com óleos naturais. Outra dica é investir numa alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes, o que pode trazer benefícios a longo prazo. 

Neste guia, você vai conhecer um pouco mais sobre os benefícios do Óleo de Coco Extravirgem Copra para você cuidar do cabelo e da pele sem sair de casa.   

Útil não só na alimentação, como também na rotina de beleza, o óleo de coco extravirgem possui um alto poder nutritivo e vai te surpreender! Por ser rico em nutrientes e vitaminas, além de possuir ação antioxidante, antibacteriana e antifúngica, o óleo de coco extravirgem é perfeito para ser usado como produto natural de beleza. Do cabelo aos pés!  

No cabelo, o óleo de coco extravirgem ajuda a nutrir os fios, diminui o frizz causado pelos banhos quentes e baixa umidade do ar. O óleo de coco tem a capacidade de penetrar no interior do fio e agir na reconstrução e fortalecimento, oferecendo brilho e maciez. E o melhor: serve para qualquer tipo de cabelo.

Na pele, o óleo de coco extravirgem pode ser usado como óleo corporal no pós-banho, como protetor labial, como repositor das áreas mais ressecadas da pele, como pés e cotovelos, como demaquilante e também na saúde íntima feminina.

 

Abaixo vamos te dar algumas sugestões de uso. Também recomendamos fortemente dar uma olhada nessa aula que foi ao ar lá no nosso instagram, onde falamos mais sobre cosmética e beleza natural.

aula autocuidado beleza natural 

Óleo de Coco  Extravirgem Copra 

Prensado e extraído a frio da polpa do coco, o Óleo de Coco Extravirgem Copra é 100% puro e rico nutrientes e vitaminas. Considerado por pesquisadores, nutricionistas e médicos como um “superalimento”, o óleo de coco extravirgem possui grande relevância na nutrição e na cosmética avançada em todo o mundo.  

 

No cabelo 

Umectação Capilar  

A umectação é uma prática para manter a nutrição capilar em dia. Por ser um produto natural, a umectação com óleo de coco extravirgem não tem contraindicação, é extremamente efetiva e indicada para todos os tipos de cabelo.  


Uso:
Separe uma quantidade de óleo de coco em um recipiente, aplique no comprimento das mechas secas, dando prioridade às pontas e massageando levemente o couro cabeludo. Deixe agir por no mínimo 4 horas, ou durma com o óleo de coco no cabelo. Isso garante a absorção de todos os componentes benéficos para a fibra capilar. 

 

Dica importante!

Antes de retirar o óleo do cabelo com shampoo, aplique uma pequena quantidade de máscara capilar ou condicionador no comprimento das mechas até as pontas e deixe agir de 10 a 15 minutos, só então inicie a lavagem com shampoo. Em seguida aplique o condicionador e finalize como preferir.  

 

Aplique até 1 vez por semana ou a cada 15 dias 

 

Potencialize sua máscara de hidratação capilar 

A hidratação capilar é uma etapa fundamental para a saúde do cabelo, já que garante a retenção de água no interior dos fios. Já a etapa de nutrição capilar também é fundamental e serve para prolongar a manutenção de nutrientes no interior do fio de cabelo. Por isso, é importante você fazer usar um máscara de hidro nutrição no seu cronograma de cuidados capilares.   

Uso: 1/2 colher de chá de óleo de coco para 1 colher sopa de máscara de hidratação. 

Em recipiente a parte, adicione os ingredientes e misture bem. Aplique nos cabelos enluvando mecha por mecha. Deixe agir por até 20 minutos e enxágue bem.
 

Aplique até 1 vez por semana ou a cada 15 dias  

 

Óleo de coco e mel para o cabelo 

O óleo de coco nutre profundamente os fios repondo no córtex do cabelo lipídios e nutrientes benéficos para os fios de cabelo. Já o mel atua como um poderoso hidratante natural. O resultado dessa mistura é: cabelo sedoso, macio e brilhante.

Uso: Para cada 2 colheres de óleo de coco, adicione 1 colher de mel. 

Misture e aplique nos fios enluvando mecha por mecha, deixe agir por 4 horas. Após esse período, aplique uma pequena quantidade de sua máscara de hidratação, deixe agir por 10 minutos e só então inicie a lavagem, isso irá facilitar a remoção da mistura dos fios. Em seguida, enxágue, aplique shampoo e finalize como preferir. 

 

Aplique até 1 vez por semana ou a cada 15 dias 

 

Na pele 

Pós-banho  

Já falamos que, durante o inverno, a pele tende a ficar mais ressecada. Por isso, a nossa pele merece cuidados especiais também em dias frios.

O óleo de coco é capaz nutrir profundamente a pele graças aos lipídeos benéficos naturalmente presentes em sua composição que ajudam na recuperação das áreas ressecadas da pele, como lábios, braços, pernas, cotovelos e pés.

 

Uso: Após o banho, aplique uma pequena quantidade de óleo de coco na pele levemente úmida e massageie todo o corpo. Não é necessário enxague. 

 

Aplique todos os dias 

 

Demaquilante

Óleo de coco: um demaquilante natural, que limpa e ao mesmo tempo renova a pele!  

O óleo de coco extravirgem é ótimo para retirar a maquiagem. Com o algodão levemente umedecido com óleo de coco é possível retirar toda a maquiagem do rosto e dos olhos. 

Uso: Umedeça um algodão com óleo de coco, aplique na pele em movimentos circulares leves, até que toda a maquiagem seja removida, inclusive, as que são à prova d’água. Após retirar a maquiagem, lave o rosto com um sabonete próprio para a sua pele. O resultado é uma pele limpa, aveludada e radiante!  

 

Protetor labial 

Sabe aquela sensação de lábio rachado no inverno? O óleo de coco pode auxiliar na proteção dos lábios evitando ressecamento e descamação causados pela exposição ao vento e frio, além de propiciar um lindo efeito gloss.  

Umedecer os lábios com saliva pode piorar a situação, pois a saliva não age como umectante. Para ajudar a recuperar o tecido da pele dos lábios, aplique uma pequena quantidade de óleo de coco sempre que necessário. O óleo de coco vai ajudar a pele dos seus lábios a ser manter protegida, macia, nutrida… O óleo de coco atinge as camadas mais internas da pele promovendo uma melhora gradativa e duradoura.

 

Aplique todos os dias 

 

Mãos e cutículas 

Durante o inverno, nossas mãos e cutículas também ressecam. O óleo de coco ajuda a prevenir o ressecamento das mãos e cutículas, e ainda ajuda a evitar a quebra, fortalecendo o crescimento das unhas.  


Uso nas mãos:
Massageie uma pequena quantidade de óleo de coco por toda a mãos. Não deixa a pele oleosa e você não precisa enxaguar. Use sempre que necessário.  

Aplique todos os dias.

Uso nas cutículas: Pouco antes de aparar as cutículas, aplique uma pequena quantidade de óleo de coco, isso ajuda a amolecê-las, facilitando a remoção. O resultado são unhas mais fortes e cutículas não aparentes.   

Aplique 1 vez por semana ou a cada 15 dias 

  

Nos pés 

Os pés também merecem cuidados especiais, pois durante o inverno é comum eles passarem a maior parte do tempo dentro de botas, coturnos e sapatos fechados.  

Essa condição cria um ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias, que causam frieiras e micoses, além do ressecamento.  

O óleo de coco extravirgem é um grande aliado para ajudar a controlar o odor dos pés e prevenir o surgimento de fungos e bactérias graças às suas propriedades antibacteriana e antifúngica. Além de auxiliar na recuperação do tecido, pois prolonga a hidratação dos pés, deixando-os macios, suaves e renovados. 

 

Uso: Basta massagear uma quantidade suficiente para umecta-los, envolver em um saco plástico, calçar a meia após a aplicação e deixar agir por algumas horas. Dê preferência por aplicar antes de dormir, assim o óleo de coco irá agir durante toda a noite na recuperação de regiões ásperas e ressecadas dos pés.   


Aplique todos os dias.

 

Escalda-pés

Após um dia com os pés dentro de sapatos fechados, nada melhor do que chegar em casa e cuidar dos pés com uma receitinha caseira fácil e super relaxante.  

Receita: 

1 colher de óleo de coco  

Cascas de laranja 

Folhas de hortelã 

 

Em uma bacia com água morna suficiente para imergir os pés, misture os ingredientes e deixe os pés submersos por 15 a 20 minutos, deslizando suavemente pelas cascas e folhas. Seque com uma toalha, não é necessário enxaguar.

 

Faça até 3 vezes por semana  

 

Óleo de coco e mel para a beleza natural da pele 

O óleo de coco extravirgem possui excelentes lipídios capazes de nutrir profundamente a pele. Já o mel funciona como um poderoso hidratante natural que também tonifica a pele. Essa mistura deixa a pele macia e aveludada, além de ajudar a prevenir e minimizar linhas de expressão.
 

Uso: Para cada colher de óleo de coco, adicione 1 colher de mel. 

Misture e aplique por o corpo, incluindo o rosto, com a pele levemente úmida, fazendo movimentos circulares leves. O ideal é fazer durante o banho. Deixe agir por até 10 minutos e enxágue bastante. Em seguida, lave o corpo com sabonete, e no rosto use seu sabonete facial.
 

Aplique até 3 vez por semana ou a cada 15 dias  

 

Dica Extra! 

Saiba como conservar o Óleo de Coco Copra do jeito certo.   

 

Pote de vidro: 

✔ Retire o óleo de coco do pote com colher ou medidor (dê preferência para colher de aço inox ou madeira) 

✔ Mantenha em temperatura ambiente. Conserve em local arejado, abrigado de luz, calor e umidade. 

✔ Evite colocar a mão dentro do pote. Use sempre um utensílio limpo. 

✔ Se você usa óleo de coco como produto de beleza, é recomendado ter um potinho a parte para reservar a quantidade antes do uso.  

✔ Mantenha a tampa bem fechada.  

✔ Se o óleo de coco ficou sólido ou pastoso, aqueça o pote em banho-maria por alguns minutos. Evite aquecer no microondas.  

 

Sachê: 

✔ Mantenha o óleo de coco dentro da embalagem original.  

✔ Evite tocar no bico da embalagem.  

✔ Mantenha em temperatura ambiente. Conserve em local arejado, abrigado de luz, calor e umidade.  

✔ Se o óleo de coco ficou sólido ou pastoso, aqueça o sachê em banho-maria por alguns minutos. Evite aquecer no microondas.  

Agora que você já conhece alguns dos benefícios desse incrível aliado para os cuidados com a beleza, use e abuse do Óleo de Coco Extravirgem Copra, um dos mais potentes e efetivos óleos vegetais do mundo quando o assunto é nutrição. 


Agora que você já conhece alguns dos benefícios desse incrível aliado para os cuidados com a beleza natural, use e abuse do Óleo de Coco Extravirgem Copra, um dos mais potentes e efetivos óleos vegetais do mundo quando o assunto é nutrição. 

 

Dra. Jackeline Alecrim é uma pesquisadora Especialista em Cosmetologia Avançada, Produtos e Beleza Natural, que atua na Cosmetologia Verde com o desenvolvimento de cosméticos científicos inovadores, extraídos de substâncias naturais, como óleo de coco. Ela destaca em seus estudos e pesquisas que o Óleo de Coco Extravirgem Copra é uma alternativa natural para os cuidados com o corpo. 

Desinchá

Comente aqui

avatar