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Rotina da manhã: já incluiu os shots matinais?

Ter uma rotina da manhã pode fazer muito bem, sabia? Muitas pessoas adotam pequenos hábitos que fazem a diferença durante todo o dia. Melhora o humor, traz mais disposição… E um desses hábitos são os shots matinais. 

Essa mistura de ingredientes que fazem bem ao organismo é só uma das coisas que você pode adotar de manhã. 

rotina da manhã desinshot


Rotina da manhã é indispensável para a saúde

Você já reparou que na semana que você dorme e acorda meia hora mais cedo sua disposição é outra? Se ainda não reparou, faça o teste. O dia rende mais, a rotina parece ficar mais leve. Mas é só o seu corpo gostando dessa prática. 

Ter uma rotina da manhã é algo fundamental para quem deseja ter saúde e bem-estar. O que você come e faz nas primeiras horas do dia interfere em tudo. Sair de casa atrasado para o trabalho, sem comer e acordando assustado é prenúncio de tragédia.

Quando a gente acorda, precisamos de um tempinho pra entender que, sim, acordamos. Um copo de água para despertar o corpo ajuda. Tem gente que gosta de meditar mesmo antes de levantar da cama. Ou de refletir sobre a vida uns minutinhos. Tudo isso pode fazer parte da sua rotina da manhã, inclusive os shots matinais, sobre os quais falaremos adiante.

E para você fazer sua rotina, escolhemos algumas boas dicas para as primeiras horas do dia. Nossa inspiração veio do empreendedor e educador Zdravko Cvijetic, que viralizou um artigo no Medium ao escrever sobre hábitos e rotinas. São ações simples e pequenas, confira!

 

Dicas para uma boa rotina da manhã 

Acorde cedo e beba água

O hábito de levantar cedo sempre está em uma boa rotina da manhã. A ideia é conciliar uma boa noite de sono e o descanso com tempo para cuidar da saúde. Se acordar às 6 horas é difícil, acorde às 7 horas. Se ainda isso for difícil, acorde às 8 horas e, aos poucos, tente ir mais cedo. É uma questão de tempo até adquirir esse hábito.

E assim que você se levantar, lembre-se que o corpo ficou horas sem hidratação. Beber água em jejum também dá aquela ajuda ao metabolismo, que se livrará de toxinas e estimulará seu cérebro.

Arrume sua cama

Um hábito curioso que Cvijetic defende é arrumar a cama. É sua pequena conquista, de acordo com ele. Isso te encoraja a focar em outras coisas. No fim das contas, se tudo der errado no final do dia, você pelo menos arrumou sua cama.

Achamos curioso, mas veja se funciona pra sua rotina da manhã.

Evite o celular ao acordar

Notícias ruins, milhares de notificações, e-mails do trabalho. Esse é um péssimo jeito de começar o dia. Por isso, evitar o celular ao acordar é um hábito excelente para sua rotina da manhã. 

Dê um tempo para você acordar, tomar um café gostoso e se priorizar. Nada é tão urgente que não possa esperar alguns minutos. Priorize seu momento de paz para se concentrar no presente e se tranquilizar. Adote a meditação matinal, se quiser. 

Alongue-se e pratique atividades físicas

Melhorar a flexibilidade não apenas pode ajudar seu desempenho em atividades físicas. O alongamento é muito importante pela manhã para despertar o corpo. Ele também ativa a circulação e melhora a sensação de fadiga. Nem que sejam apenas dois minutos, alongue-se.

Além disso, encontre uma atividade física que se adequa ao seu gosto, estilo de vida e objetivos. Começar o dia praticando exercícios pode ter um efeito incrível nas horas que se seguem. E a prática constante melhora tudo, não só a saúde física, mas também emocional e psicológica.

Exercitar-se durante a manhã manda a preguiça matinal para longe! 

Alimente-se bem

A alimentação equilibrada é um dos fatores mais importantes da saúde. É ela quem, junto com as atividades físicas, garantem qualidade de vida. Por isso, pensar em uma dieta balanceada é fundamental. 

Ela deve se adequar aos seus objetivos, mas sempre considerando os grandes grupos nutricionais. Um profissional para acompanhá-lo pode ajudar você a dividir melhor suas refeições. Na dúvida, opte pelos alimentos saudáveis.

De bebida, café e chá sempre fazem parte da rotina da manhã, pois trazem a sensação de conforto e tranquilidade. Um shot matinal também é ótimo.

Tome um shot matinal

O shot matinal é uma mistura de ingredientes que fazem bem ao seu corpo. A ideia é trazer mais saúde com a presença de minerais e vitaminas. Eles podem integrar sua rotina da manhã e trazer um objetivo específico, como fortalecer o sistema imunológico, promover a termogênese ou ação digestiva, ou reduzir inflamações.

Tome um banho

Quente ou frio é uma questão de gosto (e temperatura). Quem defende o banho frio na rotina da manhã diz que estimula a circulação sanguínea e o sistema imunológico. É importante para reduzir dores musculares e para a recuperação após o treino. 

Mas um banho quente traz bastante conforto, certo? Na dúvida, vai de morno, mas tome banho. Relaxa e dá uma sensação de frescor e bem-estar físico e mental. 

Reflita

Você tem o hábito de escrever seus pensamentos pela manhã ou pensar no dia anterior? Isso pode ser feito em sua rotina da manhã. Inclusive, você pode refletir no que foi feito ontem com muito mais clareza, porque já está mais distante das situações.

Com a “cuca fresca”, também pode aproveitar o momento para ter novas ideias ao escrever seus pensamentos. Que tal experimentar?

Revise seus objetivos e imagine a conquista

Outra boa forma de começar o dia é revisar suas atividades e objetivos. Não estamos falando das metas que você precisa cumprir no trabalho. Estamos falando dos seus sonhos, daquilo que você deseja alcançar na vida.

Ter uma promoção no trabalho, morar junto com o(a) companheiro(a), fazer uma viagem pela América Latina. Estabeleça de 3 a 5 objetivos considerando as áreas mais importantes da sua vida. Pense neles diariamente para ajustar o foco e enxergar os caminhos. 

Por fim, imagine-se conquistando esse objetivo. A sensação é incrível, certo? Sua mente começa a entender que é possível chegar lá. E se é possível, você vai atrás, com dedicação e ação.

O melhor shot é aquele que atende ao seu objetivo

Se você gostou da ideia de inserir shots matinais em sua rotina da manhã, precisa definir seu objetivo. Melhorar a imunidade? Acelerar o metabolismo (termogênico)? A partir do objetivo, há muitas opções.

E as receitas são bem simples. Sempre com 100ml de água filtrada, você pode adicionar suco de limão, gengibre ralado, própolis alcoólica, cúrcuma, pimenta do reino em pó, canela e muito mais.

Sua rotina da manhã precisa ter bons hábitos para que sua saúde fique sempre em dia. Os shots matinais estão na boca do povo e também pode estar na sua! Veja como preparar seu shot!

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