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Saiba como evitar o estresse no trabalho

Não me considero uma pessoa estressada e é justamente isso que me fez escrever esse texto, justo, não? O que eu costumo fazer (involuntariamente ou não) para manter o controle naqueles momentos de estresse no trabalho em que estou prestes a surtar e me jogar do 11º andar (onde fica esse escritório que vos escrevo) é o que vou compartilhar com vocês hoje.  

Mas calma, antes de mandar ver na prática, eu só preciso te contar dois segredos importantes. Olha lá hein, não se estresse!!  

Saiba como evitar o estresse no trabalho

 

Você precisa do estresse e ele de você!  

Minha mãe sempre falou: Tudo em excesso faz mal. Isso também se aplica ao estresse – muito vai te deixar doente (talvez isso você já tenha comprovado) e pouco vai fazer perder o emprego, eis a novidade.  

Veja só, se eu precisasse escrever 30 textos na minha semana de trabalho de 5 dias, teria que fazer no mínimo 6 textos por dia. KKKK qual a chance? ~ se eu conseguisse escrever 30 chamadas já seria muito ~ que meu chefe não permita.  

Por outro lado, se eu tenho apenas um texto e não tenho nenhum prazo para a entrega dele, duas possibilidades: (1) dar preferência para tudo menos para ele e não fazer ou (2) deixar pro último momento e fazer igual a minha cara. #melhore para mim. 

O estresse tá aí galera, então vamos usá-lo como um incentivo para respeitar os prazos, ser pontual nas reuniões, etc. É como um atleta que descansa um dia antes da grande final e nem pensa no corre do dia seguinte, guardando o estresse para servir como uma explosão de energia no dia da partida, geralmente funciona… 

 

As demandas não, mas o controle vem de você!  

No ambiente de trabalho, tanto a porta de entrada quanto a de saída de uma crise de estresse possuem uma mesma chave – o “controle”.  

É preciso ter consciência do que te causa estresse no trabalho e depois ver o que você pode controlar. Neste caso, para suprir todas as demandas, por exemplo, você pode estipular uma quantidade de tempo gasto para fazer cada uma e antes de iniciar a semana montar uma agenda com grades de horários.  

Caso não seja possível ou saudável fazer tudo, se pergunte o que é prioridade, selecione e execute o mais necessário.  

Beleza Kauan, isso parece bem fácil, pois sou eu o responsável, mas e aquelas tarefas que não cabem a mim?  

A resposta está na sua pergunta, amado! Se não cabe a você MESMO, algo como o comportamento do seu colega, por exemplo, foque no que você pode controlar. Quando essas fontes de estresse tiverem cessado, você busca a solução para os problemas mais distantes. 😉    

 

SURTEI (ou quase)! 

Então foca BEM nas dicas para aliviar o estresse no trabalho…  

 

Respire 

Essa é a hora de mandar um PARA TUDO e realmente parar, é a primeira coisa que tem que vir a sua cabeça quando você vê que precisa desestressar.  

Estudos comprovam que a respiração é muito eficiente quando precisamos desacelerar. Ao realizar uma respiração mais lenta, oxigenamos as células do nosso cérebro e a melhora é quase instantânea. Com 10 minutos de exercícios é possível até baixar a pressão sanguínea. 

O exercício é bem simples – puxe o ar pelo nariz contando até 5 e solte pela boca contando até 10, como na figura: 

 

Inspire, expire

 

Abrace 

Pode parecer meio estranho, mas há algum tempo, os abraços viraram objeto de um estudo científico na Universidade Carnegie Mellon em Pittsburgh, Pensilvânia (EUA), e os resultados foram incríveis.  

Entre eles, constataram o poder dos abraços de combater o estresse. Mais que uma demonstração fofa de carinho, amor, proteção, eles podem te ajudar a cuidar da sua saúde emocional como um todo.  

Que tal levar essa prática para os ambientes de trabalho?  

Inclusive, você já abraçou alguém hoje?  

 

Permita-se  

Recentemente postamos aqui um texto sobre como praticar o autocuidado de acordo com as linguagens do amor, isso porque nós acreditamos que você vem em primeiro lugar e que o autocuidado é uma NECESSIDADE.  

Dentro das coisas que você pode se dar em sinal de amor próprio – que vão te ajudar a reduzir o estresse -, estão algumas boas práticas que contribuirão ainda mais na diminuição dos nervos na vida e no trabalho: 

  1. RelaxeDivirta-se, você não é uma máquina, baby! Destinar tempo às atividades de lazer que te dão prazer jamais serão um desperdício. Pelo contrário, se distrair e relaxar te ajudará a focar quando necessário no ambiente de trabalho – sua produção só tem a ganhar. Que seja um dia de parque, jantar, massagem, cinema, exposição… #SóVai    
  2. Um hobby. Há alguns anos, quando eu estava muito estressado com o vestibular, eu precisava de alguma coisa para desestressar e ocupar a minha mente, qualquer coisa que me tirasse por um momento do pensamento de “PRECISO PASSAR”. Resolvi então, fazer uma coisa que eu sempre quis – tocar um instrumento. Entrei na aula de sax e fui… muito feliz. Talvez agora seja a sua hora de descobrir um novo hobby também.  
  3. Férias já.  Sei que essa não é uma opção para todos, mas se você está enrolando aquelas férias há mó cota, vamos tirar uns dias em nome da sua saúde mental? E férias de verdade hein, SEM ligação com o trabalho!  

 

Movimente-se  

Falamos muito (mesmo!) nesse blog sobre como os cuidados com a nossa saúde são benéficos para as mais diversas áreas da nossa vida, uma delas é a nossa saúde emocional, mais precisamente a redução ou aniquilação do estresse. Que hábitos são esses?  

  1. Exercícios Físicos30 minutos em 3 dias da semana vão te aliviar no dia a dia. Procure a atividade que você mais se identificar e lembre-se, você está lá para diminuir o estresse, tente fazer daquilo um momento de lazer, que de quebra, cuida da sua saúde física e mental.      
  2. Alimentação de verdade. A falta de equilíbrio na alimentação atinge o nosso equilíbrio emocional. Por isso, lembre-se de manter uma rotina com intervalos não muito longos entre as refeições preferindo os saudáveis. 

 

Dica: os almoços são importantes para dar uma desligada do ambiente de trabalho. A distração ajuda a diminuir o estresse, isso se você REALMENTE fizer uma pausa. Por isso, explore outros assuntos com os colegas, abandone o celular e computador e tente esquecer os compromissos e tarefas por um momento.      

  1. Meditação. Essa prática te ajuda em praticamente tudo no trabalho e na vida. Por aqui nos aprofundamos bastante nesse estilo de vila quando falamos sobre o mindfulness, vale a pena conferir.  

 

Separe (vida e trabalho) 

Aqui não falo somente de levar os seus problemas do trabalho para casa e vice-versa. Quero que você tome consciência da relação tempo-trabalho-família. 

Ao trabalhar demais, esquecemos de destinar tempo a pessoas e atividades que como comentei mais acima, são importantes para driblar o estresse do dia a dia. Praticamente todas as dicas necessitam que você respeite os seus horários e preferencialmente não faça da sua casa (ou similar) outro ambiente estressante como talvez seja o seu job.  

Quando isso acontece, além de muito estresse, prejudicamos os nossos relacionamentos, não conseguimos nos dedicar aos nossos familiares e aos poucos desgastamos relações insubstituíveis.  

Como resultado disso tudo, podemos, cada dia com mais frequência ver realidades pesadíssimas de Burnout – Como falamos aqui. 

 

Mesmo colocando tudo isso em prática, é praticamente impossível, fugir 100% do estresse, mas podemos amenizá-lo (e muito) e assim melhorar nossa produtividade e relações como um todo. Por isso, que essas ações possam virar hábitos e melhorar sua qualidade de vida.  

Tem alguma outra coisa que você costuma fazer? Comente aqui para a gente…    

Programa Hábito Zen 

 

Referências:

https://www.gazetadopovo.com.br/economia/pos-e-carreira/9-dicas-para-controlar-o-estresse-e-a-ansiedade-no-trabalho-c9l02j0swbkjjoj3mjk6yrpe6/ 

https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2017/04/10-formas-de-diminuir-o-estresse-no-trabalho.html 

https://comunidade.rockcontent.com/gerenciamento-de-estresse/ 

 

Por Kauan Coelho

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