Será que você precisa de um detox digital?

 
Será que você precisa de um detox digital?

Dar um tempo das redes sociais e fazer um detox digital pode ser benéfico para a sua saúde mental.

Você segue pessoas que parecem ter tudo? Elas são felizes em casa, no trabalho, possuem uma relação saudável com o dinheiro, com o corpo e ainda fazem duas viagens internacionais por ano… Mas como?

A gente tem essa mania (nada saudável, diga-se de passagem) de ficar se comparando o tempo todo com outras pessoas. Mas nos esquecemos que essas pessoas também possuem problemas, desafios e a vida delas não é perfeita.

Esse é tipo de comparação que pode ser nociva para a nossa saúde mental, e indica que está na hora de você fazer um detox digital. Assunto cada vez mais comum nos consultórios de psicólogos e psiquiatras, o uso das redes sociais pode ser saudável e todos podem ganhar muito construindo um espaço mais democráticos.

Mulher usando as redes sociais no smartphone

Ok, mas como lidar com isso então?

Se todos estão mostrando apenas a melhor hipótese de sua própria realidade, é necessário que a gente mostre o conteúdo que nós mesmos queremos ver. Pode ser em forma de elogio sincero, postando o trabalho daquela sua amiga que tem um pequeno negócio e até começando a engajar em conversas reais.

Você vê algo e se sente mal? Saia. Caso se sinta bem, fique. Essa dica de ouro é do grupo Contente, eles querem que a gente construa a #internetqueagentequer para que possamos ser protagonistas cada vez mais conscientes na construção da internet.

Grupo Contente
Grupo Contente #internetqueagentequer

Aqui vamos deixar os links de alguns perfis no Instagram e Youtube que podem ser muito inspiradores e leves. O detox digital ainda vale, mas esses perfis merecem alguns minutinhos da sua atenção:

NO INSTAGRAM:

Razões para acreditar:

Razões para acreditar

Este perfil posta notícias que aquecem o nosso coração e fazem a gente reacreditar um pouquinho mais na humanidade.  

Instamission

Instamission

Perfil criado pela própria contente.vc, eles estimulam conexões reais - com você, com o outro e com o mundo.

NO YOUTUBE:

JOUT JOUT

JOUT JOUT

A Jout Jout é mestra em decifrar nossos sentimentos e refazer leituras dos anseios e das expectativas femininas. Vale ver pelo menos um vídeo da nossa musa ;)


Afros e afins por Nátaly Neri

Afros e afins por Nátaly Neri

Essa youtuber incentiva a autonomia de quem assiste aos seus vídeos e ainda dá dicas valiosas de consumo.


Liliane Prata

Liliane Prata

Jornalista, filósofa, escritora e mãe, a contribuição da Lili para as questões de sobre como consumimos conteúdo online é enorme.


Esperamos que você goste das nossas dicas e tenha uma relação mais saudável não somente com o seu corpo, mas também com a sua mente.

Fazer um detox digital e ter um momento de autocuidado é muito importante, por isso a gente quer que você leve a sua vida (ainda que online) bem mais leve!

Banner_planos.png
 
 

Escrito por: Mayara Yumi
🍃 Equipe Desinchá 🍃

 
Bem EstarMayara YumiComentário