Seu sistema digestivo é o seu melhor conselheiro

Que o nosso sistema digestivo é muito mais importante do que imaginávamos, isso já é fato. Inclusive já falamos sobre isso por aqui. Mas muitas pessoas ainda não entendem o quão complexo ele é e por quantas funções ele é responsável. E pior: não sabem como maus hábitos e um ritmo de vida alucinante podem afetá-lo. Então como fazer para mantê-lo saudável? 

A nossa parceira nutróloga, Dra. Vânia Assaly, explica: 

 

“Existe uma conexão muito forte do nosso sistema digestivo com o nosso cérebro. Nossas emoções afetam muito o funcionamento intestinal e a qualidade da digestão” (acho que você já deve ter percebido isso).  

 

Seu sistema digestivo é o seu melhor conselheiro

A inteligência do sistema digestivo

Funciona mais ou menos assim: o intestino é um termômetro de todo o comportamento que temos com o nosso corpo. Ou seja: ele é um tradutor de tudo aquilo que comemos, bebemos, ingerimos, sentimos e fazemos para entender todo o nosso dia a dia e trabalhar de acordo com essas “demandas”. Tudo que é ingerido e absorvido e pode causar estranhamento através do sistema imunológico.  

 

O melhor mensageiro que temos no corpo é o intestino 

Através da liberação de substâncias inflamatórias, da perda da proteção da barreira intestinal, conhecida como “alteração da impermeabilidade intestinal”, o sistema digestivo consegue informar o cérebro que aquilo que ingerimos não foi bom.  

Portanto, a lição de hoje é: ouça seu intestino e aprenda com ele. 

Assinatura Desinchá

Comente aqui

avatar