O que eu aprendi ao sorrir para estranhos no ônibus

Você já parou para pensar quantas vezes nós sorrimos ao longo do diaquantas vezes somos o motivo do sorriso de outras pessoas? Eu sempre acreditei que sorrisos fossem contagiosos, resolvi ir para as ruas testar isso. O que será que acontece se você sorrir para estranhos?

O que eu aprendi ao sorrir para estranhos no ônibus

Todos os dias eu vou embora de transporte público, então selecionei algumas pessoas aleatórias durante o meu trajeto para casa para distribuir sorrisos sem ter um motivo aparente e ver quantos me corresponderiam com um sorriso também. Foram 14 “vítimas”. 

Minha ideia seria provar que sorrisos atraem sorrisos, e nada melhor do que testar essa teoria com pessoas desconhecidas. Não vou mentir que no começo eu estava meio tímida, afinal, quem é o doido que do nada começa a sorrir para estranhos? 

“Prazer, a doida que do nada começa a sorrir para estranhos.” 

A primeira pessoa que eu resolvi testar essa teoria estava andando na rua com uma cara meio fechada e olhando para baixo, quando por um segundo ela olhou para mim eu sorri para ela, e ela imediatamente sorriu para mim.

“MINHA DEUSA, não é que essa teoria funciona mesmo?” 

Quando quebrei essa barreira de sorrir para a primeira pessoa, foi muito mais fácil fazer o experimento com as demais. E assim, óbvio que tiveram pessoas que olharam para mim e o máximo que fizeram foi erguer as sobrancelhas como cumprimento, mas das 14 pessoas para quem eu sorri aleatoriamente, 12 sorriram de volta. Ou seja: minha hipótese estava certa desde sempre, obrigada.  

Elas não me conheciam, nunca falaram comigo na vida, e simplesmente sorriram porque eu sorri para elas. E não só elas foram afetadas pelos meus sorrisos como eu também fui afetada por um bebezinho que estava gargalhando enquanto atravessada a rua no colo da mãe (fala sério, impossível não sorrir com uma fofura dessas). 

Um sorriso é como um cartão de visita para outras pessoas. Quando duas pessoas sorriem uma pra outra, é como se fosse uma conversa sem palavras, mas que ambos se entendem.   

Cachorro sorrindo

O sorriso é, comprovadamente, uma das maneiras mais eficientes de se comunicar. De acordo com uma pesquisa realizada em 2007 pelo IBGE, a comunicação entre duas pessoas acontece 93% de forma não verbal e somente 7% verbal.  

Mas essa não é a única função do sorriso. 

Aquela famosa frase “Sorrir é o melhor remédio” não é um mero bordão, ela é real! Sorrir traz benefícios ao corpo e à mente de formas que você nem imagina (ou talvez imagine… Vou falar mais sobre isso nesse texto). 

E para começar, saiba que sorrir pode diminuir seu estresse, alterar seu estado emocional positivamente e melhorar seu bem-estar (entre tantas outras coisas). Agora você pode estar se perguntando: “Mas como mostrar os dentes pode me trazer tantos benefícios assim??” 

Simples. Ao sorrir, nosso cérebro libera serotonina e endorfina, substâncias que provocam sensações de prazer e felicidade, além de ajudar a combater diversas doenças. Sorrir movimenta aproximadamente 17 músculos ao mesmo tempo, relaxando o corpo de tensões e, consequentemente, nos deixando mais relaxados.  

Se você ainda não se convenceu de que sorrisos podem ajudar nosso corpo, vou te dar mais uma série benefícios que eles podem causar. 

 

Sorrir pode te fazer viver mais

ISSO MESMO QUE VOCÊ LEU. Quem sorri vive mais tempo e parece mais jovem. O sorriso natural rejuvenesce o rosto pelo menos 3 anos e quem sorri mais pode ter a sua expectativa de vida prolongada por até 7 anos. 

Sem falar que não conheço nenhum outro método para fazer uma pessoa ficar INSTANTANEAMENTE mais atraente. Pessoas que sorriem aparentam ter um aspecto mais simpático e bonitx. 

Sorrir fortalece seu sistema imunológico

“Mas como assim?” – você pode estar se perguntando. É que sorrir ajuda o corpo a relaxar. E o relaxamento permite que o sistema imunológico reaja mais rapidamente e de forma mais eficaz perante ameaças. Se o nosso sistema imunológico funcionar melhor, adoecemos menos, e nossa saúde ganha muito com isso. Perfeito, sim ou com certeza? 

 

Sorrir também pode diminuir a dor

Por incrível que pareça, o sorriso e a risada estão ambos associados a uma redução da dor. Graças ao sorriso, endorfinas tomam conta da sua corrente sanguínea, o que não só melhora o humor, mas também nos ajuda a suportar e aliviar a dor. Este é o segredo do sucesso da terapia de palhaços em hospitais.

Viu só? 

São muitos benefícios com um único ato. E o importante é achar o que te faz feliz, o que faz você sorrir. No caso das 14 pessoas, eu fui o motivo que as fez sorrir. Eu sorrio quando alguém me elogia, quando me contam piadas, ou quando vejo cachorrinhos (então você acaba de descobrir que esse post foi ilustrado com gifs de filhotes por um motivo BEM ESPECIAL). 

Talvez você sorria por causa da história de um livro ou de um filme, uma música, ou quando ganha um presente. E tem também aquelas pessoas que só sorriem quando estão no dentista porque são obrigadas. 

Agora… Se o seu dentista é a única pessoa que tem te feito sorrir, torne ele seu melhor amigo e comece a ir mais lá no consultório, porque você não está usufruindo de um dos remédios mais naturais que existem. 

Vamos sorrir mais para as pequenas coisas, vamos distribuir sorrisos e nos deixar contagiar por eles também. Sorria uma, duas, dez vezes. Não importa a quantidade de vezes que fazemos, o que importa é não deixar de fazer. Por que não tenta fazer isso agora?  

Termine esse texto sorrindo, com um sorriso daqueles de enrugar o canto dos olhos, um sorriso tão bonito e cativante que fará a pessoa que está do seu lado, sorrir também.

Quer um incentivo para isso?

Menina feliz

 

Que tal testar por você mesmo e também fazer o desafio de sorrir para estranhos? Se fizer, conte pra gente aqui nos comentários. 😉

Assinatura Desinchá

14
Comente aqui

avatar
7 Comentários
7 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
8 Comment authors
Thayná RamosJojoFabianaHeliana MoraesKaique Cândido Recent comment authors
newest oldest
Ellen
Visitante
Ellen

Adorei o artigo, me fez sorrir 😆 #missionacomplished

Thayná Ramos
Editor
Thayná Ramos

Que bom que gostou!! 💚

Se você sorriu, atingimos o nosso objetivo 💪🏻

Maria Lúcia
Visitante
Maria Lúcia

Adorei o texto, eu tenho um pequeno ser em minha vida, uma shitzu que me faz sorrir todos os dias, fazendo-me esquecer ate mesmo se algo deu errado para mim naquele dia.
Sorrir faz muito bem, alguém gostaria de compartilhar um momento feliz que te fez sorrir hoje?

Thayná Ramos
Editor
Thayná Ramos

Que bom que gostou!! E melhor ainda é saber que você já encontrou algo (ou um doguinho) para te fazer sorrir todos os dias. 💚🐶

Cláudia Castello
Visitante
Cláudia Castello

Parabéns, Thay! Muito bom o texto e o teste!

Thayná Ramos
Editor
Thayná Ramos

Que bom que gostou!! 💚

Kaique Cândido
Visitante
Kaique Cândido

Tudo isso bem real.
Muitos me conhecem pois onde eu chego, já estou com os olhos fechadinhos de tanto sorrir.

💙

Thayná Ramos
Editor
Thayná Ramos

Ser conhecido pelas pessoas pelo seu sorriso é uma das melhores coisas !! Continue distribuindo esse sorrisão que tenho certeza que continuará encantando quem está à sua volta. 💚💚

Heliana Moraes
Visitante
Heliana Moraes

A dorei este texto ,persebi que eu não sou louca poisa eu sou assim vivo rindo pras pessoas na rua ,até por que eu sou comerciante conheço muita gente daí por isso vivo rindo ,pois pode ser criente meu e não posso perder nem um, né vdd amore😘💋❤️

Thayná Ramos
Editor
Thayná Ramos

Com certeza!! E já parou parou para pensar que o motivo do sorriso de muitas pessoas é você? Você tem distribuído saúde através de seus sorrisos 💚💚

Fabiana
Visitante
Fabiana

Texto incrível! Leitura agradável e com informações relevantes. Perfeito, um convite para sorrir!

Thayná Ramos
Editor
Thayná Ramos

Que bom que gostou!! Por que não manda para pessoas que você gosta para que elas também desfrutem dos benefícios de sorrir 💚

Jojo
Visitante
Jojo

Curti!
vou fazer o teste hahaha

Thayná Ramos
Editor
Thayná Ramos

Depois nos conte os resultados ! 💚