Temos que respeitar mais o nosso relógio biológico

Nos tempos atuais, o nosso corpo tem muita dificuldade de saber quando está dia e quando está noite. Passamos muito tempo em lugares fechados, sem contato com o sol. Dormimos com a TV ligada e com a luz do celular. Além do fato de dormirmos pouco. Como nosso relógio biológico vai funcionar assim?  

 

 

É muito importante passarmos a informação para o nosso corpo de que as luzes estão sendo apagadas. O ritmo circadiano (que é o nosso sistema biológico de 24 horas) é o que regula o nosso relógio biológico. O problema é que vivemos em um período onde somos bombardeados por luzes em qualquer horário, quase violentamente. Mas a percepção do escuro é indispensável para o nosso bem estar.  

Durante a noite fazemos o reparo celular (células do corpo, ok? Não é o aparelho, esse deve ficar apagado) e ativamos mais a nossa imunidade e regulamos nosso metabolismo. Nosso corpo utiliza o período diurno para liberar mais cortizol, nos dando mais energia para atividades, como trabalhar.

  

Temos que respeitar mais o nosso relógio biológico

Mas como controlar a luz para o relógio biológico trabalhar direito?  

Ao acordar, abra as janelas 

Olhar para essa claridade faz o nosso corpo entender que o dia começou.  

 

Durante a noite, altere as luzes 

Você pode deixar o brilho do seu celular o mais baixo possível e ler um livro ao invés de ligar a TV. Após a meia noite, o ideal é que esteja tudo escuro para o seu corpo trabalhar melhor.  

 

O núcleo do nosso corpo que está relacionado com a captação de luz vai dizer para nós se a liberação da melatonina (uma substância reguladora do ritmo circadiano) está boa o suficiente para avisar o corpo sobre os horários da recuperação e restauração celular.  

Mais duas dicas que vão ajudar: 

  • ao anoitecer, busque atividades e substâncias que ajudem seu corpo a relaxar, como praticar ioga ou tomar um chá (como o nosso Desinchá Noite!).  

 

Respeitar cada período do nosso dia é essencial para que o nosso corpo esteja sempre em pleno funcionamento.  

 

Produtos Desinchá

Comente aqui

avatar