Loja Oscar Freire

Loja Rappi

Lojas parceiras

Desinblog

Desinchef

E-books

Cursos

Quem somos

Trabalhe Conosco

Ter plantas em casa traz benefícios em meio ao caos: descubra quais

Como acessórios modernos, ter  plantas em casa não só tem o poder de enfeitar uma sala, mas também trazem inúmeros benefícios à nossa saúde mental. Eles podem iluminar nossos espaços, refrescar o ar e fornecer um espelho de como estamos indo por dentro. Na verdade, eles são um ótimo lembrete de quando e como cuidar de nós mesmos. 

Quando a rotina diária nos faz sentir frequentemente afastados do mundo natural, as plantas domésticas podem ajudar a preencher o vazio. Conversamos com pessoas de diferentes comunidades vegetais sobre os benefícios pessoais de bem-estar que eles obtiveram da criação das plantas. 

plantas em casa


Ter plantas em casa promove a atenção plena 

“Há algo realmente zen sobre vasos de plantas ou jardinagem em geral. Força você a estar presente no momento e não ficar ansioso por cinco milhões de outras coisas.” – Mary Marcella 

 

A propriedade das plantas domésticas não apenas embeleza o seu espaço, como cuidar delas pode ter um efeito imensamente calmante, à medida que você se perde nos momentos de prestação de cuidados. Este é um exemplo de atenção plena, uma prática muito útil para lidar com o estresse e a ansiedade. 

Um estudo publicado no Journal of Physiological Anthropology descobriu que os participantes que participavam de uma tarefa de plantio se sentiam mais calmos, mais confortáveis e mais relaxados do que aqueles que concluíram uma tarefa relacionada à tecnologia.

 

Elas lembram você para seguir em frente 

“Quando as coisas ficam mais complicadas, uso as plantas para me ajudar. Vou checar se tem alguma folha morta, seca, se tem alguma planta precisando de água… Sem falar que assim me movimento, apanho sol, etc. Este pouco de cuidado com outra coisa me ajuda a limpar minha cabeça e reiniciar meu dia. ” – Rachel Capaz 

  

Plantas diferentes têm necessidades diferentes, e cuidar delas significa aprender suas pequenas peculiaridades. Isso significa que você pode ficar se perguntando como fixar a luz para que elas cresçam uniformemente (como você deve fazer com Pilea Peperomioides), embaçando-as (como você pode fazer com algumas palmas das mãos) e espanando as folhas. 

  

Elas fornecem companhia de “baixa expectativa” 

“Digo às minhas plantas tudo o que está passando pelo meu cérebro louco. Elas são ótimas ouvintes. Nunca pareciam julgadoras, nunca tentaram me dizer que o que eu estava sentindo não era real. Nunca me empurraram para além de onde eu estava confortável sendo empurrado. ” – Kriss Judd 

  

Embora saibamos falar com nossos amigos e familiares quando os tempos estão difíceis, às vezes é bom ter um companheiro que não está esperando uma conversa ou uma interação de dar e receber. De fato, houve relatos de médicos “prescrevendo” plantas domésticas e participação em jardins comunitários para melhorar o bem-estar individual. 

  

Plantas em casa mostram a importância das pequenas coisas 

“Elas ajudam a me aterrar. Toda vez, o processo de regá-las, cuidar delas, o cheiro de terra molhada… Isso instantaneamente me aterra.” – Sheri Deering 

  

A vida moderna pode ser muito estressante. Caos emocional e apressar-se aqui e ali. Embora tenha sido demonstrado que a jardinagem restaura o humor, estudos adicionais também mostraram que mesmo pequenas doses da natureza em nossa vida cotidiana podem trazer grandes benefícios para nossa felicidade e bem-estar. 

Cuidar de seus bebês de plantas é uma ótima maneira de se concentrar nas pequenas coisas para se ancorar. Tais ações pequenas podem proporcionar grande alívio da energia agitada da rotina diária. 

 

Elas são lindas, e isso nos faz felizes 

“Uma coisa que faço é garantir que haja vasos de flores no meu degrau da frente, porque voltar para casa com um toque de cores vivas me faz sentir feliz por estar em casa.” – Victoria Fedden 

  

Assim como decoramos nossos espaços com toques reconfortantes, como fotos de família e bugigangas, as plantas desempenham um papel semelhante em tornar nossas casas mais bonitas e agradáveis. Esta é uma realidade incrivelmente bem-vinda e reconfortante ao ter plantas em casa! Elas fazem com que você se sinta mais alegre no seu espaço. Até a ciência confirma que um toque de cor das plantas domésticas pode provocar vários efeitos positivos no seu humor. 

  

Elas podem te ensinar como desapegar

“Quando meu filho mais velho foi para a faculdade, comprei uma nova planta. Dentro de seis meses, eu tinha 75! Quando elas morrem, sinto-me muito triste, peço desculpas por não ter conseguido salvá-las e agradeço pela alegria que trouxeram à minha família ”. – Teresa Bond 

  

Nem todas as plantas sobrevivem, isso pode ser por várias razões. Talvez tenha sido um erro humano, ou talvez eles simplesmente não tivessem as condições certas para prosperar. Ter plantas de casa pode nos ensinar a deixar ir, e perceber que, às vezes, as coisas não se encaixam para o sucesso tão bem quanto gostaríamos. E tudo bem. 

  

Elas nos lembram do nosso vínculo com a natureza 

“Lar não é lar sem vida explodindo a cada costura. Cada planta conta uma história, conversa com outras plantas, tem um ciclo de vida, experimenta dificuldades e aprende a seguir em frente com o apoio de outras pessoas, como eu. ” – Rachel Hunsell 

  

Quando você está preso no fluxo e refluxo da vida, pode ser muito difícil manter a perspectiva dos ciclos naturais e de como eles não são iguais. Às vezes, manter as plantas pode ajudá-lo a apreciar como nossas vidas e estados internos podem imitar a natureza. Tem horas que estamos lutando, nem sempre florescendo, mas sempre válidos. Com os ciclos em mente, é mais fácil capturar a sabedoria de como você vê a vida. 

  

Elas podem ser um quebra-gelo social 

“Quando as pessoas vêm à minha casa, quase sempre comentam minhas plantas. Sou uma conversadora super desajeitada com pessoas com quem ainda não tenho proximidade… Por isso é realmente útil ter as plantas como assunto quebra-gelo. ” – Kristen Mae 

  

Embora estejamos mais conectados do que nunca com a internet e as mídias sociais, para alguns de nós, realmente conectar-se pessoalmente pode ser um desafio. Uma coisa sobre as “pessoas de plantas” é que elas absolutamente amam encontrar umas com as outras e trocar ideia sobre esse gosto em comum. 

  

Elas espelham nosso progresso 

“Eu nunca consegui manter as plantas da casa vivas. Quando finalmente enfrentei alguns traumas do passado e realmente lidei com alguns problemas de saúde mental, de repente eu consegui manter uma dúzia de plantas domésticas vivas e prósperas! ” – Cameron Chapman 

  

Somos todos parte da natureza e, embora muitos de nós moremos em cidades e possamos nos sentir isolados dela, as plantas nos mostram como estamos conectados. Considere coincidência se quiser, mas em grupos que adoram plantas domésticas (como o Houseplant Hobbyist no Facebook), as pessoas tendem a perceber como suas plantas imitam sua natureza interna. 

 

Elas nos mostram que nossas ações têm poder 

“Ter que cuidar delas e ver resultados genuínos de suas próprias ações é realmente saudável… Essa é uma responsabilidade real (mas com sem muito risco). É uma prática que mostra resultados reais para minhas ações, o que eu acho que é o maior benefício.” – Kate Wasacz 

  

Se você está se sentindo mal, às vezes pode parecer que existem muitas forças fora do seu controle, causando estragos em sua vida. Cuidar das plantas pode nos fornecer uma perspectiva de que temos algum controle e de que nossas ações são importantes. 

  

Elas nos lembram que também precisamos de cuidados 

“Parece loucura, mas muitas vezes assistir a uma planta murcha porque talvez eu tenha esquecido de regar por alguns dias é um bom lembrete de que eu também preciso cuidar de mim mesma. Talvez eu não esteja murchando fisicamente como uma planta, mas definitivamente sinto que falta algo quando deixo de me nutrir.” – Kristen Mae 

  

De longe, a melhor parte de ter plantas em casa é como isso nos dá uma pequena visão de como estamos lidando com nossas próprias responsabilidades. Se suas plantas não prosperam por causa da falta de cuidados, provavelmente é um bom momento para olhar o resto da sua vida.   

A verdade é que você não pode simplesmente encher sua casa com plantas e achar que isso vai resolver todas as suas questões de saúde mental. Trabalhar para melhorar a saúde mental é um processo que merece seu cuidado e atenção.

Cuide de você também!

Se cuidar de plantas faz você se sentir como um adulto responsável, então reaprender a cuidar de si vai te dar uma sensação ainda mais poderosa de bem-estar. 

No fundo, não somos tão diferentes assim das plantas. Precisamos de condições ideais para florescer e prosperar. Aqui vão algumas dicas de autocuidado que funcionam tanto para plantas quanto para seres humanos: 

  • Fique hidratado.
  • Obtenha muito ar fresco e luz solar.
  • Verifique se você está recebendo os nutrientes adequados.
  • Fale bem sobre e para você mesmo.
  • Saiba que é possível se animar depois que você quiser.
  • Dê a si mesmo as condições certas para prosperar.
  • Corte o “peso morto” que está derrubando você.
  • Arrume seu ambiente.
  • Permita-se ter “estações”.
  • Se algo não estiver funcionando, solucione o problema.

 

* Texto traduzido e adaptado de Greatist.

Desinchá sabores

Comente aqui

avatar