Loja Oscar Freire

Loja Rappi

Lojas parceiras

Desinblog

Desinchef

E-books

Cursos

Quem somos

Trabalhe Conosco

Tudo o que você precisa saber sobre compulsão alimentar

Nós estamos passando por um período no qual não esperávamos. De repente tudo mudou. Estamos precisando nos reorganizar nesse novo normal. E com isso, diante dessas novas realidades, uma coisa que cresceu muito, principalmente nesse período de pandemia, foi a compulsão alimentar. 

compulsão alimentar

O que é, como consigo identificar que eu estou com compulsão alimentar? 

A compulsão alimentar é quando a gente come demais um determinado alimento, quando nós comemos mesmo sem fome, quando estamos triste, ansiosos ou seja, um momento emocional, tudo acabamos por relacionar tudo à vontade de comer, à comida.  

Um dos primeiros sintomas é se estou comendo mais rápido que o normal, se eu como sozinho, escondido, se fico mais introvertido ou mais quieto no meu canto.  

Somos seres únicos e devemos avaliar caso a caso.

 

Quais são as consequências? 

As consequências da compulsão alimentar incluem prejuízos ao aparelho digestivo. Muitas pessoas com compulsão alimentar sofrem de síndrome do intestino irritável, constipação (prisão de ventre), diarreia, má absorção de nutrientes, e também de muitos outros distúrbios digestivos. 

Pode levar anos para o trato gastrointestinal voltar ao equilíbrio após uma longa história de compulsão alimentar. 

Seu intestino é vital para a sua saúde, por isso tome cuidado com ele. 

Outros efeitos estão associados ao aumento da frequência cardíaca, perda da função dos hormônios da saciedade (o que só agrava a questão), dores de cabeça e desregulação dos hormônios do prazer. 

 

Quais são os gatilhos, o que gera essa compulsão alimentar? 

Alguns gatilhos mais comuns incluem ansiedade, intestino preso, depressão, e mesmo a falta de sono. 

Se você quer mais informações sobre esse tema, vai adorar a aula que foi ao ar no nosso instagram. Para assistir, é só clicar na imagem abaixo.

compulsão alimentar

Quais os hábitos mais saudáveis para incluir na rotina e amenizar na compulsão alimentar? 

Você pode começar tomando o seu Desinchá Dia, curtindo um momento só seu enquanto coloca os pensamentos no lugar e encontra seu eixo. O Desinchá Noite também pode te ajudar a ter noites mais tranquilas, evitando a compulsão motivada pelo sono. 

De uma forma geral, os hábitos saudáveis sobre os quais vivemos falando aqui já ajudam bastante. Exercícios, por exemplo, ajudam a liberar a tensão e descontar menos na comida. Já a  meditação pode clarear sua mente, deixá-la menos ansiosa e menos propícia a atacar a geladeira para lidar com as questões da vida.  

Além disso, uma reeducação alimentar é sempre interessante nesses casos como uma forma de mudar sua relação com a comida. 

Por fim, ter uma rotina de lazer é essencial. Isso te ajuda a tirar prazer de outras atividades não ligadas à alimentação. 

 

Quais são os alimentos que ajudam a dar mais saciedade? 

Proteínas te ajudam a dar mais saciedade, tanto a proteína animal como vegetal (leguminosas). Os alimentos ricos em fibras, eles retardam o esvaziamento gástrico, então nos sentimos saciados por mais tempo, e a hidratação.  

Recomendamos comer com frequência:

  • Folhas verdes, como o alface, rúcula e agrião 
  • Abobrinha e berinjela; 
  • Frutas como a laranja, o mamão e a banana. 

 

Sono X Compulsão alimentar

Uma pesquisa anterior demonstrou como as pessoas que dormem menos de sete horas por noite preferem sabores mais doces, provavelmente por causa de como o sono afeta a maneira como nosso cérebro funciona. Alimentos ricos em gordura e açúcar ativam os centros de recompensa do cérebro – um retrocesso aos tempos dos homens das cavernas, quando esses alimentos eram escassos e fazia sentido consumir o máximo deles quando estavam disponíveis. 

“O sono insuficiente coloca esses centros [de recompensa] em alerta máximo, tornando-os ainda mais receptivos a comidas atraentes. Então, enquanto comer quando se está descansado é ótimo, comer quando você não dormiu o suficiente é o ápice do desejo, pelo menos é o que o cérebro pensa”,  

O Desincha Noite é perfeito para te auxiliar a melhorar o seu sono, pois possui ação calmante e tranquilizante proporcionando mais qualidade para as noites de sono. 

 
Desinchá Noite

Comente aqui

avatar