Loja Oscar Freire

Loja Rappi

Lojas parceiras

Desinblog

Desinchef

E-books

Cursos

Quem somos

Trabalhe Conosco

Tudo sobre intolerância a lactose

Você já deve ter visto por aí que cresceu o número de pessoas procurando opções sem lactose no mercado. Para algumas pessoas, essa escolha tem a ver com alguma estratégia alimentar, mas para outras, é por intolerância a lactose mesmo. Essa condição é mais comum do que se imagina, uma vez que originalmente não digeríamos o leite de vaca… Ao longo da nossa evolução, fomos nos adaptando a esse ingrediente na nossa dieta, mas algumas pessoas ainda sofrem com essa digestão.

intolerância a lactose

 

O que é intolerância a lactose 

A Lactose está presente no leite de vaca, no leite animal, e todo alimento que consumimos existe enzimas correspondentes que fazem a digestão. Na intolerância a lactose, significa a incapacidade total ou parcial de produzir a enzima lactase, enzima que digere a lactose presente nos alimentos com leite animal. Sem a digestão correta da lactose, ela se acumula no intestino e é fermentada pelas bactérias do intestino causando desconforto gastrointestinal. 

 

O que é a lactose e onde encontro? 

A lactose é uma molécula de açúcar que é formada por glicose e galactase. Ela está presente nos leite de vaca, iogurte, queijos frescos e derivados, em menor ou maior grau.  

 

Como surge a intolerância a lactose 

Qualquer um pode desenvolver intolerância a lactose. Pode surgir de forma natural com o envelhecimento e baixa produção de lactase, ou por uso de muitos medicamentos, como os antibióticos, em doenças inflamatórias intestinais ou pessoas que passaram por cirurgia no intestino, como a bariátrica. Normalmente quem come em excesso tem tendência a ter intolerância a lactose, pois o corpo não consegue produzir muita lactase para digerir a lactose. 

 

Quais são os sintomas e sinais da intolerância a lactose 

São muitos os sintomas, desde diarreia, constipação, gases, azia, náuseas, abdômen distendido, dor de cabeça e dor abdominal.

Quer mais informações sobre isso? Você vai curtir essa aula que rolou no nosso perfil no insta! É só clicar na imagem para assistir.

intolerância a lactose live
 

Como neutralizar esta reação e melhorar os sintomas 

Muitos chás ajudam na digestão. O mix de ervas da Desinchá melhora o quadro digestivo e da fermentação. A erva-mate e a sálvia têm ação carminativa, bloqueando os gases. Consumir após os lácteos pode ser uma boa pedida, assim como fazer o uso das enzimas digestivas de lactase. 
 

Intolerância a lactose tem tratamento 

Nem sempre a intolerância a lactose é definitiva. Quando se tem uma alimentação equilibrada, uma boa mastigação, digestão e saúde intestinal, os sintomas da intolerância podem reduzir ou desaparecer. O tratamento é a dieta. Ter uma alimentação com legumes, verduras, cereais integrais e usar quando necessário a suplementação das enzimas de lactase. Como a tolerância a lactose pode variar de pessoa para pessoa, o ideal é sempre procurar um profissional Nutricionista para auxiliar na quantidade e quais lácteos deve ser consumido. 

 

Como encontrar alimentos sem lactose 

Hoje existem várias bebidas vegetais para fazer a substituição do leite de vaca. Estas bebidas são excelentes para as pessoas que tem intolerância a lactose e alergia a proteína, devido a uma melhor digestão e por não ter nenhum derivado animal. Como as bebidas vegetais a base de arroz, amêndoas e coco da linha Jasmine, além de seus produtos sem nenhum derivado de leite animal, sendo seguro para consumo.  

 

Existe uma diferença entre a Intolerância a Lactose e Alergia a proteína do leite 

Sim. Como já vimos anteriormente, a intolerância a lactose é a dificuldade em digerir o açúcar do leite, a lactose. Quando se tem alergia, ela está ligada a uma reação a proteína do leite, que causa uma resposta ao sistema imunológico, levando a um ataque as células de defesa, gerando manifestações no corpo, como coceira, manchas vermelhas na pele, inchaço nos lábios, tosse, falta de ar. A alergia é mais perigosa que a intolerância. 

E independente de qual seja o motivo te trazendo até os produtos sem lactose, talvez você goste do que nossa parceira Jasmine tem a oferecer. Eles têm vários leites vegetais super legais para quem quer uma alimentação livre de lactose.

Para mais dicas desse tipo, você também pode seguir nossas nutris parceiras: a Carol Bonani e a Ana Paula Montemor.

Ah! Lembrando também que os produtos Desinchá Company também não têm a proteína do leite na sua fórmula, hein? 😉

Comente aqui

avatar