Você não precisa ir à academia para ser saudável

Moça saudável fazendo trilha

Polêmico, né?
Pois é isso mesmo que você leu. Se você quer ser o mais saudável possível, ir à academia não é item obrigatório.

Calma, não estamos dizendo para cancelar seu plano e se tornar um sedentário de carteirinha. Mas só pra repensar algumas coisas, como a forma com que você se locomove.

Peraí, o que isso tem a ver?

Em Okinawa, o lugar com o maior número de centenários do mundo, as pessoas não correm na esteira nem puxam peso em máquinas. Mas elas usam os próprios pés ou bicicleta como meio de transporte.

Beatles walking

Elas cuidam da casa e trabalham em atividades que exigem movimento. Cultivam a terra. Mantêm jardins e hortas.

Pesquisas sobre o estilo de vida em Okinawa e em outras regiões famosas pela longevidade e qualidade de vida mostram que se movimentar de forma natural é um dos principais segredos - junto com uma alimentação equilibrada, o contato com a natureza e o forte senso de comunidade.

Em Okinawa, os habitantes têm o costume de comer até se sentirem 80% satisfeitos. Eles também tomam muitos chás, em especial o chá verde. E andam todos os dias, praticamente para todo lugar.

Caminhando

Um estudo recente feito com 140 mil adultos idosos chegou à conclusão de que aqueles que andam 6 horas por semana têm bem menos risco de morrer por doenças cardiovasculares, respiratórias, ou câncer.

Mas caminhar apenas 2 horas por semana já é suficiente para diminuir os riscos de doenças e promover uma vida saudável.

Agora comparando com o nosso estilo de vida…

Passamos a maior parte do tempo sentados, olhando para a tela do computador (ou do celular).

Estamos sempre tão ocupados que se mexer de forma natural pode parecer impossível… Bom, não é tão difícil assim e você não precisa ir a academia pra isso.

Você pode ir ao mercado a pé ou caminhar com as crianças até escola. Pode pegar a bicicleta ao invés do carro na hora de visitar um amigo.

Num mundo ideal, a gente andaria (ou pedalaria) até o trabalho, mas fazer isso no trajeto até o ponto de ônibus ou metrô já ajuda.

Saudável sem academia

Com 15 minutos em cada sentido (casa-trabalho-casa), ao fim de uma semana você teria completado aquelas 2h que a gente comentou há pouco.

Outra opção é fazer pequenas pausas ao longo do expediente, se levantar, se mexer.

Mesmo limpar a casa, uma atividade que muita gente detesta, pode se tornar mais prazerosa se a gente tiver em mente os benefícios do movimento natural.

Homem limpando a casa.gif

O ponto é que nosso corpo foi programado para se mover. Mas isso não quer dizer, necessariamente, que a gente precisa se inscrever na academia. :)

PS: Se quiser implementar outro hábito comum em Okinawa, o Desinchá é um chá misto, e um dos ingredientes da fórmula é exatamente o chá verde. Conhecido pelas propriedades antioxidantes, ele faz parte da rotina desses famosos centenários.