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Você está pronto para o começo do verão?

Você não vai esperar o começo do verão pra cuidar da sua rotina saudável, né? O ideal é já se preocupar com isso antes! Por isso mesmo que estamos publicando esse texto aqui.  

Bora começar desde já?

começo do verão

Dicas para se preparar para o começo do verão 

Na Desinchá, saúde e bem-estar vêm em primeiro lugar. Então, antes de dar as dicas para se preparar para o começo do verão, esqueça o padrão social de beleza.  

Nosso foco é ver você bem consigo mesmo(a), feliz e realizando seus sonhos. E é por isso que nossa primeira dica tem a ver com saúde mental. 

Cuide da sua saúde mental 

Antes do começo do verão, você verá amigos e amigas com o discurso de entrar em forma para ficar confortáveis em exibir o corpo na piscina ou na praia. Você verá muito conteúdo nas redes sociais falando que você deve emagrecer para curtir o verão.

Se você quer transformar o seu corpo pra se sentir melhor, tudo bem. Mas não se compare com as outras pessoas. Cada corpo é único, e existem milhares de formas de ser saudável. Por isso, nossa primeira dica é cuidar da sua saúde mental, no começo do verão e em qualquer estação. 

Essa pressão por atingir o padrão é constante. É claro que você pode optar por emagrecer, se isso é um plano que te deixa feliz. Não há qualquer problema. Mas tem gente que faz loucuras e regimes para atingir algo só pela pressão. Não caia nessa. 

Pense em alguns pontos para cuidar da sua saúde mental antes de cair na “pilha” para o começo do verão. 

O primeiro deles é a autoestima. Sentir-se motivada, bem e bonita é tudo na vida. E fomentar sua autoestima independe de padrão de beleza. Isso tem a ver também com aceitação. Goste de você exatamente como é, alta, baixa, magra, gorda. 

Cuide da sua mente, porque esse é o primeiro passo para ter um começo do verão maravilhoso. Afinal, você já estará bem consigo mesmo! 


Mantenha uma alimentação balanceada
 

Outro ponto fundamental para se preparar para o começo do verão é ter uma dieta balanceada. As temperaturas já estão mais altas, então opte por alimentos que te mantenha hidratado(a) e que sejam refrescantes. 

Lembre-se de que os alimentos muito calóricos podem sobrecarregar seu organismo e dificultar seu funcionamento. Prefira legumes, verduras, frutas, água de coco, chás gelados e por aí vai. 

 

Cuide da sua pele antes do começo do verão 

Tem gente que já quer chegar ao começo do verão bronzeada, com marquinha de sunga ou de biquíni. Não há mal algum, desde que esse bronzeamento tenha sido adquirido com saúde e bastante protetor solar.  

Uma queimadura por exposição ao sol, além de aumentar o risco de câncer de pele, gera manchas e envelhecimento cutâneo precoce. São danos sérios ao DNA das células da pele, pois a melanina oxida ao entrar em contato prolongado com a radiação solar. 

Por isso, evite o sol entre 10h e 16h e sempre use protetor solar. Adote os alimentos com vitamina A e betacaroteno, que aceleram o bronzeamento ao auxiliar na produção de melanina. Cenoura, abóbora, mamão, beterraba, folhas verdes escuras e acerola são boas opções.  

E, claro, mantenha a pele hidratada (isso vale para vocês também, rapazes!). 


Não se esqueça de hidratar
 

E se estamos falando de hidratação, essa dica vale para o começo do verão, para qualquer estação e para a vida inteira! A água é que mantém nossa saúde e o funcionamento do organismo.  

No verão, é ainda mais grave, porque perdemos muito líquido na transpiração em dias muito quentes. A água também mantém a temperatura do corpo estável quando o ambiente externo está muito quente. Então, beba cerca de 2 litros de água por dia. 

E não me venha com essa de esquecer de beber água, porque existe até aplicativo para te lembrar! 


Pratique exercícios físicos (de preferência ao ar livre)
 

Verão é uma estação muito quente, com algumas chuvas e muita energia. Aproveite esse tempo para fazer exercícios físicos ao ar livre. Além de ser ótimo para o corpo, pode ser uma oportunidade de rever os amigos ou os familiares, integrando-os às suas atividades.  

Na pandemia em que vivemos, é recomendável que as atividades sejam feitos ao ar livre ou em casa mesmo. Aproveite. Temos certeza que sua mente também gostará da ideia de se desconectar. 

Se você não curte e prefere as atividades físicas em locais fechados, tudo bem. O que importa é se manter em movimento, porque a prática física é fundamental para nossa saúde no começo do verão. 

Ah! Se a atividade for feita durante o dia, não se esqueça do protetor solar, dos óculos escuros e de colocar alguma proteção na cabeça (viseiras, bonés ou chapéus). E, enquanto durar a pandemia, preferencialmente faça atividades de máscara.

 

Durma bem 

sono, como já falamos inúmeras vezes por aqui, é um dos maiores responsáveis pela nossa saúde e bem-estar. É revigorante e fundamental para a saúde física e mental. No começo do verão, certifique-se de criar um ambiente mais propício para você dormir bem. 

Um quarto fresquinho, seja com ar-condicionado ou ventilador, umidificador (se necessário) e roupas de cama de fibras naturais (linho, seda e algodão) favorecem seu bom sono e o repouso do corpo. 

 

Agora que você viu nossas dicas para o começo do verão, é só separar roupa de banho, canga, toalha, protetor solar, chapéu ou boné, óculos escuros, garrafinha de água, alimentos leves, um Desinchá gelado e aproveitar o verão. 

Desinchá

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