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Você precisa ouvir isso: pare de trabalhar demais

Talvez você esteja pensando: “Como assim você quer que eu pare de trabalhar demais??”

Faz sentido. Deidades empresariais como Jack Ma e Elon Musk declararam que os funcionários devem considerar uma “grande bênção” trabalhar 12 horas por dia. Muita gente também reza no altar de Gary Vaynerchuk, o impetuoso titã das mídias de Nova York que aconselha os fundadores das startups a trabalhar 18 horas por dia. 

Nem mesmo Hollywood é imune à cultura agitada. Dwayne Johnson, sem dúvida a maior estrela da indústria cinematográfica de hoje, afirma ter alcançado seu status por ser o “trabalhador mais duro da sala”. 

Esse estilo de vida tem muitas desvantagens, mas poucas pessoas falam sobre como lidar com elas. 

Se você trabalha por conta própria ou está em um trabalho de alta pressão, longas horas de trabalho precisam ser equilibradas com cuidados adequados para sua saúde física, mental e espiritual. Como escritor e freelancer em tempo integral, experimentei isso em primeira mão. Mais de uma vez, até. 

Então, como é o autocuidado pra nós, pessoas comuns? Conversei com coaches e outras pessoas ocupadas que trabalham por conta própria e descobri quatro grandes temas sobre isso. 

  trabalhar demais

 

1. Defina limites de dados, mas seja flexível

“É difícil deixar o trabalho no trabalho” quando você trabalha em casa”, diz Samuel Levy, desenvolvedor web freelancer. “Acordar às 6 da manhã? Pode muito bem começar a trabalhar. Ainda está no computador às 22h? Apenas trabalhando um pouco mais. É realmente difícil apertar um botão de ‘desligar’. ”   

Ele tem razão. Sempre que tento parar, parece que sempre me lembro de algo que preciso fazer durante o jantar, na folga, ou no pior lugar possível: logo depois de deitar.

Mesmo aqueles que trabalham em um escritório conhecem o estresse de levar trabalho para casa. É bom tentar definir limites rígidos – nenhum e-mail depois das 18h, por exemplo. Porém, essas restrições podem não ser realistas para freelancers que precisam responder a clientes ou vendedores que devem verificar informações com seu gerente todos os dias. 

Portanto, a chave pode ser limitar seu tempo de internet. 

Em seu livro de referência em 2016, “Deep Work”, o autor e professor de ciências da computação Cal Newport sugere agendar blocos de tempo para o uso da Internet fora do trabalho. 

Essa técnica ajuda a conter o desejo irracional de verificar e-mails que interferem no tempo de lazer, mas ainda permite que você cumpra suas obrigações. Por exemplo, você pode ter 15 ou 20 minutos para trabalhar ou responder a e-mails após o jantar ou nos intervalos do treino. 

Lembre-se de ser flexível e perdoar a si mesmo. Newport recomenda permitir exceções para tarefas importantes, como confirmar planos com um amigo ou obter instruções. A vida acontece – não permita que as diretrizes sobre o uso da Internet lhe causem mais estresse do que liberdade.

 

2. Use seu ambiente para mudar seu foco

As coisas que vemos, cheiramos, tocamos e ouvimos ao nosso redor influenciam como nos sentimos e pensamos. Para lidar melhor com uma carga de trabalho grande ou descomprimir após um dia pesado de trabalho, alinhe seu ambiente com suas intenções. 

Por exemplo, reserve certas áreas da sua casa para lazer e certas áreas para o trabalho. Isso pode tornar mais fácil para o seu cérebro entrar no modo de foco ou relaxamento. 

Até suas roupas podem ter um impacto em como você se sente. Pesquisas indicam que usar roupas mais formais pode melhorar o processamento cognitivo e a criatividade. 

Isso não significa que você tem que se adequar totalmente. Mas quando quiser entrar no modo de trabalho, use algo em que fique à vontade para sair de casa. 

Duas das minhas sugestões ambientais são lentes de contato e calças. Minha esposa me ridiculariza, mas há algo em vestir roupas diferentes, tirar meus óculos e entrar em uma sala específica que indique ao meu cérebro que é hora de trabalhar. 

Enquanto relaxo em casa ou faço compras, geralmente uso óculos e bermudas de ginástica. Mas quando estou pronto para me concentrar, coloco minhas lentes de contato, visto um short mais bonito e entro na sala do escritório. 

Não é de ferro: ainda trabalho bastante no sofá ou na mesa de jantar. Mas esses tipos de sugestões ambientais são úteis para reunir rapidamente inspiração e concentração. 

 

3. Ressignificar tudo isso como uma oportunidade de crescimento

Ninguém deve trabalhar constantemente por horas e horas e horas. Metade dos trabalhadores em tempo integral dos EUA que participaram de uma pesquisa de 2014 relatou trabalhar mais de 40 horas por semana – e alguns trabalharam 50 horas. 

Às vezes, todos temos que queimar o óleo da meia-noite… Mas há uma maneira saudável de abordá-lo. 

De acordo com Natasha Durel, uma coach de vida, mentalidade e meditação de São Francisco, a chave para sobreviver a esses sprints de trabalho difíceis é aceitar a situação e decidir como se comportar. 

“Se é um projeto imensamente fora da sua zona de conforto, pergunte-se como você pode aproveitar esta oportunidade para crescer da maneira mais poderosa possível”, aconselha Durel. “Como posso me mostrar de uma maneira que possa apoiar e até me surpreender?” 

Ela também falou da importância do diálogo interno positivo e de ter uma forte bússola interna, um senso de propósito que nos guia quando os tempos são difíceis. “É um catalisador que nos conecta ao nosso coração, valores, moral e posição e objetivos atuais… A partir desse ponto, é assim que começamos a nos mover”. 

 

4. Lembre-se: existe uma linha tênue entre dar duro e trabalhar tanto que arrisca sua saúde

Se um supervisor ou mentor lhe disser que você precisa sempre trabalhar tanto que isso afeta negativamente sua saúde ou seus relacionamentos, comece a procurar maneiras de sair dessa situação.

 

5. Escolha um hobby completamente não relacionado ao trabalho

Na era da confusão, é fácil considerar transformar sua paixão pelo piano ou pelo blog de filmes que você faz por diversão em uma maneira de ganhar dinheiro. Não sucumba à tentação. 

Pesquisa no Journal of Occupational and Organizational Psychology encontrou uma associação positiva entre atividades criativas não relacionadas ao trabalho e aumento do desempenho e criatividade no escritório. 

Não acha que precisa de blocos de tempo para algo novo? Seja arte, música, escrita ou mesmo colecionando coisas, um hobby de lazer o deixará mais feliz e saudável

Também é uma maneira fácil de criar relacionamentos sociais com novos amigos ou mesmo colegas que têm os mesmos interesses.  

Os hobbies dedicados podem parecer mais demorados, mas também podem fornecer mais consistência. Você pode tricotar, desenhar ou tocar um instrumento por apenas 10 ou 15 minutos por dia. 

Tente agendar um horário para que você desfrute de um hobby criativo da mesma maneira que faria em uma reunião importante. E torne público esse evento da agenda! Você não quer que ninguém interrompa esse momento importante. 

É possível ter sucesso e ainda ter tempo para uma vida pessoal.

Entretanto, não permita que ninguém lhe diga como deve ser ou deve ser alcançado. Na era de Elon Musk, descansar não é fácil… Mas quando você alinhar suas decisões profissionais a um “porquê” maior, fica mais fácil priorizar a si mesmo. 

Pode parecer impossível encontrar equilíbrio em nossa cultura do tudo ou nada, mas com esforço intencional, um pouco de planejamento e alguma auto-avaliação honesta, você pode trabalhar duro sem deixar que isso o consuma. 

* Texto traduzido e adaptado do Greatist

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