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Você sabe identificar o motivo da sua fadiga muscular?

Quando falamos de fadiga muscular, estamos falando do cansaço físico extremo. São aqueles momentos em que o músculo atinge seu limite, te impedindo de usá-lo por um tempo. Normalmente se dá por um esforço que ele não está acostumado a fazer.  

Existem vários motivos para isso acontecer. Os mecanismos do corpo que são responsáveis pela geração de fadiga são:  

  • Sistema nervoso central; 
  • Sistema nervoso periférico;  
  • Junção neuromuscular; 
  • Função das fibras musculares 

É muito importante saber a função de cada um desses para entender os sinais que seu corpo está te passando.  

Mas vamos focar no sistema nervoso central: ele é o responsável pelo comando de todas as atividades voluntárias realizadas pela musculatura do corpo.  

fadiga muscular

 

SEU SISTEMA NERVOSO NÃO QUER QUE VOCÊ SE MACHUQUE 

A “fadiga central” é algo que tem sido cada vez mais valorizado por médicos e cientistas. Nesse caso, o cérebro age de forma inconsciente, por mecanismos ainda não muito bem definidos, para limitar as atividades físicas que fazem o músculo fadigar.

A verdade é que o nosso cérebro é muito conservador em relação ao nosso gasto energético, mas essa ação é uma forma que o organismo encontra para evitar lesões e problemas em outros órgãos. Nesse caso, nossa biologia entende que é melhor errar do lado da precaução do que do lado do excesso.  

Quando o seu músculo vai gastando mais e mais energia, existe uma chance de você se lesionar. Por isso, seus neurônios sensores protegem seu corpo informando ao cérebro (seu comando central) que o músculo está chegando ao seu limite. 

Mas existem, ainda, outros estímulos que vão até o sistema nervoso central que farão você parar de treinar: os psicológicos.  

 

EVITANDO A FADIGA PSICOLÓGICA 

Esse não precisa de uma explicação tão complexa. Coisas como má alimentação, estresse (seja em casa, no trabalho ou em qualquer lugar) ou outros problemas pessoais não darão os estímulos certos ao seu cérebro e farão você se sentir cansado.  

Liberar hormônios como endorfina, dopamina, serotonina aumentam sua vontade e disposição para fazer exercícios físicos. Portando, mesmo se você estiver “na bad”, o ideal é fazer um esforcinho a mais pra levantar do sofá e treinar.  

Portanto, é importante sabermos exatamente o que está fazendo o nosso corpo sentir a temida fadiga. Caso contrário, o descuido poderá acarretar um problema maior.  

Uma boa alimentação, uma rotina saudável, viajar, ler um livro, aproveitar bem seu tempo livre, podem ser bons estímulos para você poder se preocupar apenas com seu cansaço muscular.  

O cérebro pode ser um ótimo parceiro, te livrando de um problema maior. Mas também pode te dominar caso sua vida não esteja lá muito controlada

Então é preciso estar atento e forte, caro leitor!  

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