Você sabe o que comer antes de dormir?

A correria cada vez mais maluca do nosso dia a dia faz com que o nosso organismo trabalhe em ritmo acelerado. Isso não só causa estresse, mas também nos leva a comer demais. Tomamos mais café para nos mantermos acordados e atentos, saímos para comer (seja por uma reunião ou para poder se distrair com os amigos) e ingerimos muita gordura, etc. Isso traz uma interferência muito negativa na qualidade do nosso sono. É preciso ter muito cuidado ao escolher o que comer antes de dormir.

A Dra. Vânia Assaly, nossa parceira aqui na Desinchá, diz: “A noite não se come tanto. A gente pode ser mais gentil com as nossas células. Cuidar melhor do nosso aparelho digestivo e não fazer ele trabalhar a noite. Alimentação gordurosa com carne, frituras e molhos – tudo isso interfere muito em como você vai conseguir dormir trabalhando ao mesmo tempo com a digestão.”  

Se alimentando dessa forma, seu fígado ficará dessincronizado. Não existirá uma coerência entre o nosso relógio interno para o sono e para a digestão.  

Você sabe o que comer antes de dormir?

 

Para dormirmos melhor, precisamos comer pouco e, ao mesmo tempo, ter alimentos que não exijam tanto do aparelho digestivo. Vegetais, frutas (em pequenas quantidades), chás relaxantes e uma iluminação baixa, para o corpo perceber o período noturno. Veja a lista:  

 

1) Cereais Integrais (com moderação) 

A aveia e a linhaça, por exemplo, são carboidratos complexos que não causam picos de insulina em nosso sangue, passando uma maior sensação de saciedade.  

 

2) Vegetais 

Alface, tomate, espinafre, couve-flor e outros de sua preferência têm poucas calorias e possuem muitas vitaminas e minerais.  

 

3) Ovos 

O ovo é um dos alimentos mais completos que existem. É ótima fonte de proteínas, e um ótimo exemplo de o que comer antes de dormir. 

 

4) Frutas 

Elas devem ser consumidas diariamente, pois possuem minerais, vitaminas, diferentes fibras alimentares, antioxidantes e compostos que ajudam a regular o organismo. 

 

5) Grãos 

O grão-de-bico, por exemplo, é uma fonte de grão saudável e rica em vitamina B6, fundamental para a síntese da melatonina. Outros grãos integrais também são bem vindos!  

 

6) Nozes e amêndoas 

As nozes e uvas passas, por exemplo, são ricas em melatonina, substância que ajuda a dormir. As amêndoas, por sua vez, são ricas em proteínas e fibras, que ajudam com a saciedade. Além disso, estudos indicam que a amêndoa é capaz de queimar a gordura que estocamos no corpo. 

 

Nossa vida precisa de mais qualidade junto com a produtividade. Respeitar nossos relógios internos, escolhendo com consciência o que comer antes de dormir é um grande passo para uma vida mais saudável. 

 

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