Loja Oscar Freire

Loja Rappi

Lojas parceiras

Desinblog

Desinchef

E-books

Cursos

Quem somos

Trabalhe Conosco

Você tem coragem de tomar banho gelado?

Se não tem, aproveite o verão para testar, porque os benefícios de tomar um banho gelado são bem interessantes! Ainda não se convenceu? Aqui vamos te contar sobre por que essa prática merece a sua atenção.

Se você faz parte do time que desliga a chave do chuveiro em qualquer estação do ano, meus parabéns! Já está habituado com a baixa temperatura e deve ter algumas coisas para nos contar. Se sente mais alerta e estimulado? A pele está melhor?  

Desvendamos a seguir os reais benefícios da água fria, de acordo com a ciência!

banho gelado


Banho gelado estimula o estado de alerta 

A xícara cheia de café que você toma pela manhã pode ser substituída pelo seu banho. Exatamente. A água fria é um ótimo estimulante natural para o corpo, e o raciocínio é simples. Abaixa temperatura da água aumenta a circulação sanguínea e fornece mais oxigênio ao corpo.  

Se você tem problemas em acordar de verdade, o banho mais frio vai te ajudar. Por outro lado, evite tomar banho gelado antes de dormir. O banho morno é mais adequado para a noite. 

 

Reduz processos inflamatórios 

A água fria reduz a vasodilatação do corpo, e esse é o motivo pelo qual o gelo é utilizado em processos inflamatórios. Isso significa que um banho gelado cai bem para quem apresenta quadros de bursites, tendinites e contusões musculares. 

No entanto, a reumatologista Valéria Valim faz a ressalva: “Dores não inflamatórias, como as musculares, vão piorar com imersão no banho gelado”. É o caso de contraturas musculares, dores musculares ou músculo esqueléticas e artrites. 

No mesmo sentido de redução dos processos inflamatórios, o banho gelado também acalma as peles mais sensíveis. Quem sofre com psoríase, coceiras ou queimaduras solares (cuidado com o verão!) pode ter um alento no banho gelado, que seria um calmante natural para a pele. 

 

Melhora a pele e os cabelos 

A dermatologista Juliana Drummond destaca que o pensamento de que o banho gelado é melhor para a pele e os cabelos é correto.  

Ela explica: “Na verdade, é a água quente que faz mal, pois retira a camada protetora da pele e remove a proteção dos fios. O banho gelado promove um efeito imediato na pele, fechando poros. E, além de não ressecar o cabelo, diminui risco de problemas como a caspa”. 

Considerando que o verão pode prejudicar bastante nossa pele e os cabelos, pelo menos o banho gelado ajudará um pouco! 

 

Combate o estresse 

Você sabia que o banho gelado também ajuda a combater o estresse? Daí a expressão “esfriar a cuca”. O contato com a água gelada acalma, porque os receptores da pele percebem o frio e enviam uma mensagem ao cérebro, que reduz o estresse. 

Para o dia em que você estiver mais nervosa ou ansiosa, pode ser uma boa opção. O único ruim é que dura poucos minutos. Tente emendar uma meditação para conseguir mais benefícios a longo prazo. 😉 

 

Ainda tá com dúvida? Teste! 

Eu testei? Não, confesso que ainda não tenho coragem de adotar o banho gelado como hábito. Mas Marc Tawil testou e nos contou, na coluna da Época Negócios, os benefícios que notou ao inserir o banho frio em sua rotina: 

  • Mais energia e coragem: Marc se sentiu com mais energia e mais corajoso, porque teve a sensação de que nada seria tão ruim como tomar um banho gelado de manhã. Assim, conseguiu encarar pessoas e demandas com mais facilidade. Um ótimo ponto! 
  • Mais foco: a sensação de estado de alerta também deixou Marc mais “acordado” por mais tempo, e ele notou um nível de concentração maior. 
  • Melhor controle emocional: Marc disse que, certamente, o banho gelado não o transformou por completo, mas o ajudou a treinar o cérebro contra o estresse diário. 

Para Hebert Cabral, neurologista e professor universitário, é um exagero achar que esse “balde de água fria” deixará você mais produtivo(a) no trabalho ou nos estudos, porque o efeito de alerta é momentâneo. Mas, para um pequeno momento, funciona. Para efeitos mais longos, a cafeína será mais efetiva.  

 

Agora que você sabe sobre os benefícios e ficou animado(a) para tomar banho gelado, existe uma maneira de adaptar o corpo às baixas temperaturas da água. Comece com mãos, antebraços, tornozelos e pernas. E se joga! Porque se esperar demais certamente irá desistir! =D 

desinshot banner

Comente aqui

avatar