Xixi vs. Infecção Urinária

Infecção urinária, quem nunca? Infelizmente, é mais um desconforto que pega mais na vida das mulheres que dos homens. Mas por que esse castigo? Vamos entender:  

Xixi vs. Infecção Urinária

O que é a infecção urinária? 

É quando uma bactéria vai para onde ela não deveria estar. Isso pode acontecer por uma superpopulação de um tipo de bactéria ou por uma bactéria que foi parar no lugar errado. Os tipos de infecção urinária mais comuns são cistite, uretrite e piolenefrite, sendo essa última a mais grave. 

 

Quais os sintomas?  

É como se o xixi virasse fogo. Brincadeira. Verdade. A infecção urinária é uma ardência muito forte que traz muito incômodo. Ela pode deixar o xixi mais turvo pela presença de piúria (pus da urina), avermelhado pela presença de sangue e com cheiro muito forte.  É comum também ter muita vontade de fazer xixi, mesmo tendo acabado de sair do banheiro, e ter dor no reto.

Xixi pegando fogo

Por que as mulheres têm mais infecção urinária que os homens? 

É uma questão de anatomia mesmo. A uretra mais curta fica próxima da vagina com o ânus, regiões cheias de bactérias. Essas bactérias são boas naquela região especificamente e quando migram para uretra ou até mesmo para os rins, causam infecção. 
 

E nos homens?  

Pela uretra ser mais longa e estar longe de áreas que contemplam outras bactérias, a infecção urinária deve ser sempre mais investigada, porque pode ser um sinal de outras condições mais graves. 
 

Quem me ajuda? 

Você pode consultar um urologista, ginecologista e clínico geral. O tratamento para essa infecção é bem simples e o alívio é rápido.  

 

Não quero ter infecção urinária! 

Então faça bastante xixi! Urinar com frequência lava a uretra e previne infecção urinária, portanto também não segure o xixi

Além disso, no caso das mulheres, é preciso ensiná-las desde pequenas a se limparem no banheiro direitinho. O certo é passar o papel da uretra em direção ao ânus, e não do ânus em direção à uretra, o que pode trazer bactérias das fezes para a uretra e causar uma infecção. 

É preciso também ter atenção em caso de diabetes e obesidade, porque alguns medicamentos podem interferir na imunidade e facilitar infecções. 

 

Quero fazer mais xixi 

 Tome bastante água, água de coco e outras bebidas diuréticas como um ~certo chá~ chamado Desinchá.  

Bom xixi! 

Cachorro fez xixi

 
 

Fonte: 

Diagnóstico das infecções do trato urinário 

Abordagem diagnóstica e terapêutica na infecção do trato urinário – Itu Assinatura Desinchá

Comente aqui

avatar