Loja Oscar Freire

Loja Rappi

Lojas parceiras

Desinblog

Desinchef

E-books

Cursos

Quem somos

Trabalhe Conosco

Zumba: entre em forma dançando

A galera do meu prédio adora musculação (sempre tem alguém na academia daqui, não importa o horário). O grupo do meu trabalho é fanático por crossfit. Muitas pessoas preferem corrida, natação ou bike. Eu não. Talvez você, assim como eu, não tenha muita paciência pra nenhuma dessas atividades aeróbicas tradicionais. Para preencher essa lacuna, a dança sempre foi uma opção interessante. E se esse for o seu caso, quero te convidar a considerar a zumba.

A verdade é que a zumba é muito mais do que uma dança… 

zumba

A ORIGEM DA ZUMBA 

Não tem nada místico em torno da origem da Zumba. Na verdade, ela nasceu por acidente. Um belo dia, lá pelos anos 90, o coreógrafo colombiano Alberto “Beto” Perez esqueceu o material de sua aula. Encontrou uma fita cassete com músicas latinas e pensou em combinar alguns passos de danças com movimentos aeróbicos. Acontece que a turma adorou a coreografia simples e divertida.  

O nome das aulas era rumba (“vamos festejar”) e já trazia a ideia principal da dança: ser um exercício aeróbico alegre e atrativo. Com o crescente sucesso, em uma ida aos EUA, ele se juntou a Alberto Perlman e Alberto Aghion, empresários norte-americanos, para fundar a empresa Zumba Fitness LCC., em 2001. Com a marca registrada, passou a comercializar os produtos e os programas inéditos de treinos em todo o mundo. 

 

O CONCEITO E O OBJETIVO DA ZUMBA 

A Zumba é um programa de dança/atividade física que mescla ritmos latinos (como salsa, merengue, mambo, cumbia, samba e reggaeton) com exercícios de treino cardiovascular. Seu objetivo é estimular o condicionamento físico de maneira descontraída, fugindo das atividades tradicionais. 

Para que cumpra seu objetivo, independentemente da condição ou idade do praticamente, a Zumba se baseia em passos simples. Ou seja, mesmo que você se ache um desastre na dança de modo geral, você consegue fazer uma aula de Zumba. 

 

ZUMBA FITNESS, STEP, SENTAO E MAIS

Se você estava na academia e viu aquela galera animada dançando Beyoncé ou Pablo Vittar, pode suspeitar que há uma aula Zumba ali! Apesar de seu nascimento ter se dado dentro dos ritmos latinos, atualmente ela abrange hip hop, pop e o que estiver no topo das playlists. São várias modalidades existentes nas academias e nos estúdios de dança de todo o mundo. 

Zumba ou Zumba Fitness é uma aula próxima àquela que originou o programa. Os movimentos de dança são mais simples, mas há trabalho físico de grupos musculares específicos. É adequada para todos os tipos de praticantes.

Zumba Step une o trabalho aeróbico com o step. O foco é fortalecer glúteos e pernas, além do condicionamento físico. Caneleiras e agachamentos podem se alternar com os passos.  

Seguindo nessa linha, existe também a Zumba Sentao, praticada com o apoio de uma cadeira. Sobe, desce, senta, apoia. Indicado para quem quer trabalhar a coordenação e fortalecer as pernas.  

Para quem curte aulas localizadas e circuitos funcionais, temos duas opções: Zumba Toning Zumba in the circuit. A primeira utiliza pesos leves (halteres, caneleiras, barras livres) para trabalhar diversos grupos musculares, alternados com passos coreografados. A segunda mistura exercícios localizados (menor peso e mais repetições e séries), ritmos e condicionamento cardiovascular. 

Aqua Zumba segue o que o nome sugere. Devido à resistência da água, o esforço físico é alto, mas o impacto nas articulações é muito menor. Bom para quem está voltando de uma lesão ou deseja preveni-las.

Existe também uma zumba para aquela pessoa que PRECISA suar para sair satisfeito: a Strong by Zumba. É basicamente um treino HIIT (treinamento intervalado de alta intensidade) intercalado com coreografias. Para dar aquele gás necessário, as músicas de hip-hop e EDM conduzem os movimentos aeróbicos.  

 

MODALIDADES ATÉ PARA IDOSOS E CRIANÇAS

Achou que idosos e crianças ficariam de fora? Nada disso! Existem 4 modalidades voltadas para esses públicos. São elas: 

  • Zumba Gold: voltada principalmente para o público da terceira idade e/ou pessoas com limitações físicas. O foco é a coordenação, o equilíbrio, a amplitude de movimentos. Muitos alongamentos e passos de baixo impacto fazem parte da aula. 
  • Zumba Gold Toning: também focado na terceira idade, mas com o conceito da Zumba Toning. É ótima para reduzir a perda de massa magra, algo comum no envelhecimento. 
  • Zumba Kids: se você tem crianças e quer ajudá-las a gastar energia se divertindo, saiba que existe uma Zumba Kids. Nessa aula, o(a) professor(a) não se limita aos passos, podendo misturar elementos lúdicos, aspectos culturais e jogos. 
  • Zumbini: para papais e mamães com pequeninos de 0 a 3 anos, a Zumbini é voltada para integração e fortalecimento dos laços familiares. Estímulos a brincadeiras, interação com as crianças por meio de jogos, tudo pertence ao universo Zumbini. Existe até um kit Zumbini Bundle, com músicas, histórias e imagens para os adultos levar para casa e continuar as atividades. 

 

OS BENEFÍCIOS DA ZUMBA

Cada modalidade de Zumba pode trazer efeitos diferentes para nosso corpo. Um treino localizado em membros inferiores fortalece glúteos e pernas. O treino na água e os treinos em circuito turbinam o gasto calórico. 

No entanto, podemos falar que esse “treino dançante”, de maneira global, traz muita coordenação, agilidade, força e resistência para seus praticantes. Equilíbrio e condicionamento cardiovascular são exigidos durante toda a aula. E quantas calorias uma aula de Zumba queima? 

Em uma hora de treino, você pode queimar 600 calorias na modalidade fitness e em treinos moderados. Mas é possível que a queima energética atinja 1000 calorias em ritmos mais pesados ou com movimentos de step. 

Para quem achou que essa era só mais uma “modinha”, ela está aí firme e forte. É uma febre permanente que traz muitos benefícios ao corpo. Promover o bem-estar de maneira descontraída e melhorar o condicionamento físico são só alguns deles. E o que dizer da possibilidade de socialização com essa galera animada, deixando o estresse no trabalho do lado de fora da academia? 

 

VAMOS DANÇAR? 

Separamos algumas aulas divertidíssimas no YouTube para fazer em casa. Se você está com o condicionamento bem em dia, dá uma olhada aqui.

Quer uma opção mais tranquila? Uma academia de Zumba sul coreana tem uma versão mais simples

Tá com tempo e quer gastar dançando na sala? O pessoal do PlayDance tem uaulão mara.

Depois do treino, é só chegar em casa e relaxar com seu Desinchá geladinho.

Desinchá sabores

Comente aqui

avatar