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Você sabe qual é a sua taxa metabólica basal?

Quando falamos sobre saúde, cuidados, dietas e exercícios, invariavelmente falamos sobre o nosso metabolismo: se é lento ou acelerado, alimentos para acelerar, como mantê-lo funcionando bem, etc. Mas o que é, realmente, o metabolismo?  

Basicamente, o metabolismo é o sistema que faz tudo funcionar em ordem. Ele ajuda a manter e construir tecidos, produzir energia e garantir que fiquemos saudáveis.  

Dentro disso, temos o metabolismo basal: é a quantidade mínima de energia que o seu corpo precisa para sobreviver enquanto você estiver descansando. Ou seja: a quantidade de energia necessária pro seu coração continuar batendo, pra você continuar respirando…  

Só não entra nessa conta a energia que você adquire enquanto está em movimento.  

Ou seja: o metabolismo basal deve ser visto como o número de calorias que seu corpo queima de energia, mesmo quando você está dormindo. 

Além disso de manter as atividades “involuntárias” do corpo (respiração, circulação sanguínea, temperatura corporal…), ela também serve para transportar a quantidade correta de nutrientes e outras substâncias para todo o seu corpo enquanto você dorme.  

Você sabe qual é a sua taxa metabólica basal?

 

O metabolismo basal também varia de acordo com a pessoa 

Muitos fatores fazem com que o metabolismo basal varie. Pode ser um fator genético, mas também pode ser por algum problema na tireoide (aqui, a taxa metabólica basal pode ser até 40% mais lenta) ou de estilo de vida.  

Pessoas que possuem mais músculos queimam até 3 vezes mais calorias do que aqueles que possuem maior taxa de gordura corporal, mesmo dormindo. Não deve ser nenhuma surpresa, depois de ler a frase anterior, mas essa proporção músculo x gordura altera o metabolismo basal.  

E envelhecer também retarda o metabolismo, dentre outros motivos, porque o corpo perde massa muscular com o tempo.  

 

Como calcular sua taxa metabólica basal?

Mesmo com as variáveis, é muito simples calcular uma estimativa da sua taxa metabólica basal. Veja:  

Cálculo de taxa metabólica basal para mulheres Cálculo de taxa metabólica basal para homens

Então fazendo um exemplo aqui: uma mulher de 30 anos, com 158cm de altura, pesando 54kg, deve consumir aproximadamente 1350 calorias APENAS pra manter o corpo funcionando. Levando em consideração que ela vai andar, se abaixar, e fazer uma série de atividades durante o dia, essa média deve ser ajustada pra quão ativa é a sua rotina.  

Ah! Sempre é importante lembrar que esse cálculo é uma estimativa. Para um número mais preciso, procure um profissional. Ele vai poder ser ainda mais assertivo, vendo, por exemplo, qual a sua composição corporal (já que, como vimos, músculos pedem mais energia do que gordura).  

A taxa metabólica basal representa, em média, 70% das calorias utilizadas pelo seu corpo todos os dias. O total de energias que você queima no dia a dia é a soma da sua taxa metabólica basal com o seu nível de atividade física. 

Seguindo o exemplo que demos aí em cima, essa mulher hipotética, fazendo atividades físicas leves, deve comer aproximadamente 1900 calorias. 

Ter esses números é um grande passo para ter sucesso com os seus objetivos com o físico: você pode consumir menos calorias para emagrecer ou consumir mais calorias para ganhar peso (desde que fazendo escolhas saudáveis, claro).  

Então guarde isso com você: para conseguir manter um peso estável, a energia que você consome deve ser a mesma que você gasta. E isso também faz parte de uma dieta saudável. 

E saiba que sim, é verdade: nós queimamos calorias parados, sentados, deitados… Até dormindo.  

 

Desinchá

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